GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Trabalho no tratamento de portadores do vírus HIV/Aids é referência

O Cemin (Centro Municipal de Infectologia), de São Sebastião tem sido referência no atendimento à comunidade sebastianense. Um dos aspectos positivos da unidade é que ela oferece no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) do programa ‘Porta Aberta’ a realização de exames de livre demanda para HIV, Hepatite B e C e Sífilis, de forma gratuita. 

O exame – oferecido de segunda a quinta-feira, das 7h às 16h, com aconselhamento pré e pós teste, realizado por psicóloga ou enfermeira para detecção do vírus com teste rápido – fica pronto em 10 minutos e é realizado por demanda espontânea. “Qualquer munícipe pode realizar seu exame sem necessidade de agendar hora, marcar consulta e esperar 30 dias pelo retorno do exame”, disse Leda Nicolau Correa, coordenadora do Cemin, acrescentando ser este tipo de exame muito bem recebido e muito procurado na Unidade. Ainda segundo a coordenadora, a unidade atende aproximadamente 400 portadores do vírus HIV/Aids. “Destes 90% encontram-se em uso de remédios anti retrovirais e a mortalidade também tem diminuído, já que o acesso e o tratamento é extremamente eficaz no município”, explicou. “O tempo de vida dos pacientes no município depende mais da qualidade que cada um escolhe para si. Quem tem adesão de 100% ao tratamento tem expectativa de 20 anos de vida normal pela frente. Temos 40% dos pacientes com mais de 10 anos de vida e 20% com mais de 15 anos”, observou Leda.

Extra-muros

Conforme afirmou, atualmente o portador do vírus HIV/Aids morre pelos seguintes motivos: diagnóstico tardio ou abandono de tratamento. No primeiro caso, a pessoa que nunca fez um exame para detecção do vírus e, doente, cai no hospital e por vezes direto na UTI e o segundo, quando o portador ciente de seu diagnóstico, não se trata ou abandona o serviço e a medicação. “Essas são, normalmente, pessoas vulneráveis e ligadas a situações de risco por uso de drogas”.

O Cemin também oferece o ‘teste rápido extra-muros’. Isto é, ações como palestras preventivas proferidas em empresas, escolas, igrejas, entre outros grupos, com a testagem rápida na sequência. “Tentamos, desta maneira, seguir a meta do Ministério da Saúde, ou seja, aumentar a oferta de testes àqueles que têm dificuldade, medo e/ou falta de tempo para procurar um serviço especializado. Dessa maneira, conseguimos testar o maior número de pessoas possíveis na tentativa de diminuir a mortalidade”, revelou a coordenadora.
Em São Sebastião, o portador conta com serviço especializado e equipe multidisciplinar à disposição, para realizar o acompanhamento. Tal equipe é composta por médicos infectologista, ginecologista, pediatra, psicóloga, nutricionista, dentista, técnico de enfermagem, pessoal administrativo e motorista, além do serviço social, e farmácia. “O acesso simplificado ao Cemin é um agente facilitador para detecção e tratamento do vírus, tudo realizado através de um tratamento humanizado, rápido, sigiloso, abordando todos os aspectos de vida da pessoa”, afirmou Leda.

ONU 

De acordo com dados de um relatório divulgado nesta quarta-feira 18, pela ONU (Organização das Nações Unidas), o número de mortes por Aids no planeta caiu 24% entre 2005 e 2011, um dado positivo que demonstra o aumento na sobrevida. Só no ano passado, 2,5 milhões de pessoas contraíram vírus HIV.

O relatório aponta uma queda significativa do total de óbitos, que passou de mais de 2,2 milhões há sete anos, quando atingiu o ápice, para 1,7 milhão no ano passado. Na década de 1980, o tempo médio de vida dos soropositivos era de cinco meses e hoje chega há dez anos ou mais. Este índice foi alcançado em função da melhoria no tratamento através dos remédios antirretrovirais e na sobrevida dos pacientes
O programa Porta Aberta no Cemin é oferecido de segunda a quinta-feira, das 7h às 16h, com aconselhamento pré e pós-teste, realizado por psicóloga ou enfermeira. Serviço: O Cemin fica na Rua Antônio Pereira da Silva, 280, 1º andar do Centro de Saúde da Topolândia, na região central da cidade. Mais informações pelo telefone  (12) 3891-4992

Nenhum comentário: