Batizado de “Operação Verão/2013”, Estado estima que melhorias devem ficar prontas até o final deste ano
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, lançou para este segundo semestre o pacote de obras “Operação Verão/2013” com objetivo de melhorar as condições de infraestrutura e ampliar a capacidade de tráfego das rodovias de acesso ao litoral paulista.
No geral, o investimento previsto é de R$ 100 milhões, sendo que para o Litoral Norte estão destinados cerca de R$ 20 milhões para execução de melhorias em 86,5 quilômetros nas cidades de Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela.
Segundo o DER, algumas obras devem começar já a partir de agosto, de acordo com o andamento dos processos licitatórios. Na região, a maior obra está prevista para a rodovia Rio-Santos (SP-55), onde devem ser executados serviços para regularização da camada de rolamento para posterior reforço estrutural, do km 53,60 ao km 99,63, trecho Ubatuba – Caraguatatuba, dividido em dois lotes, incluindo a elaboração de projeto executivo, sendo o lote 1 do km 53,60 ao km 76,60 e o lote 2 do km 76,60 ao km 99,63, em uma extensão total de 46,03 quilômetros. A data de abertura dos envelopes está prevista para 6 de agosto e o valor orçado das intervenções é de R$ 12 milhões.
Para a rodovia dos Tamoios (SP-99), entre os km 64,4 ao km 81, em Caraguatatuba, estão previstos serviços de recapeamento e sinalização horizontal e valor em torno de R$ 6,3 milhões. A abertura dos envelopes também está prevista para o início de agosto.
A última rodovia da região que receberá obras de infraestrutura é a Perimetral Norte e Sul (SP-131) que corta o município de Ilhabela, onde está prevista a execução das obras e serviços de rejuvenescimento da camada de rolamento com reparos localizados para posterior reforço estrutural em uma extensão total de 23,6 quilômetros e valor estimado de R$ 2,6 milhões, com abertura dos envelopes em 27 de agosto.
Em Ilhabela, uma das principais reclamações dos moradores é com relação ao lado norte, onde a pista é tomada por crateras que dificultam o tráfego local e mesmo de turistas. Essa é uma antiga luta da administração para que o Estado pudesse fazer a manutenção da estrada.
O Blog do Guilherme Araújo é um canal de jornalismo especializado em politicas publicas e sociais, negócios, turismo e empreendedorismo, educação, cultura. Guilherme Araújo, CEO jornalismo investigativo - (MTB nº 79157/SP), ativista politico, palestrante, consultor de negócios e politicas publicas, mediador de conflitos de médio e alto risco, membro titular da ABI - Associação Brasileira de Imprensa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário