GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto “Cidadania em Ação” oferece vários serviços e atividades em Boiçucanga

No último sábado, a Prefeitura de São Sebastião, através do projeto “Cidadania em Ação”, ofereceu inúmeros serviços e atividades voltadas aos moradores de Boiçucanga e bairros vizinhos, na Costa Sul. Idealizada pelo Fundo Social de Solidariedade, a iniciativa atraiu mais de 3 mil pessoas à EM Professor “Antônio Luiz Monteiro”.
O prefeito Ernane Primazzi e a presidente do Fundo Social e primeira-dama, Roseli Trevisan Primazzi, além de alguns secretários, acompanharam os trabalhos das equipes voluntárias de todas as secretarias municipais. “O projeto integra a comunidade e os serviços oferecidos ajudam principalmente aos migrantes. É uma ação que veio para ficar e têm sido sucesso em todos os locais”, comentou o prefeito.
Durante o período em que os trabalhos foram realizados, Primazzi visitou todas as salas e fez alguns esclarecimentos em relação às perguntas de moradores quanto à saúde, educação, esporte, infraestrutura, entre outras áreas de competência da prefeitura. Ele anunciou, ainda, algumas obras a serem iniciadas pela Administração, como a pavimentação da via que dá acesso ao Sertão de Cambury. “A obra deve começar este ano”, afirmou. Outras repartições públicas também realizaram atendimento no local, como assistência jurídica pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sabesp, Ministério do Trabalho, Polícia Ambiental, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Delegacia Seccional.
Um dos serviços mais procurados pela comunidade, assim como nas edições anteriores, foi à emissão de documentos de identificação, como RG e CPF, além de fotografia e corte de cabelo, realizado pelos profissionais do Embelleze.

Atendimentos

A população também teve a disposição atendimentos relacionados emissão da Carteira de Trabalho; orientação trabalhista; aferição de Pressão Arterial, exame para diabetes, orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), Aids, Dengue e exames oftalmológicos.
Além disso, houve informações relacionadas ao Bolsa Família, Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Banco do Povo, Conselho Tutelar, Associação Antiaalcoólica; Sebrae; dentre outros. Equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM), Divisão de Tráfego (Ditraf), Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), Grupo de Operações Especiais com Cães (Goec)) também estiveram à disposição dos moradores.
O projeto - que já percorreu diversos bairros do município ao longo dos últimos meses - proporcionou, ainda, muitas brincadeiras, jogos, apresentações musicais e de teatro de fantoche, entre outras atrações que agradaram ao público, como, por exemplo, as interpretações de canções feitas pelos alunos da própria escola, no estilo Rap, cuja iniciativa visa combater o Bullying. As letras foram compostas pelos estudantes e contou com a participação da banda Batatas Podres, que ainda tocou alguns estilos musicais para o público.
A iniciativa da prefeitura é vista como positiva pela comunidade. “Esse evento é muito bom porque não precisamos sair daqui para tirar documentos”, fala a caseira Dalila Ferreira Pinto, 42 anos, natural de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, e moradora em Boiçucanga há dois anos. Ela conta que se dirigiu à unidade escolar para obter informações referentes à habitação e tirar a segunda via do RG.
Quem também esteve no local para obter a segunda via dos documentos de identificação foi o marmorista José da Silva Xavier, 42 anos, que reside em Cambury. “Escutei nas ruas que a Prefeitura realizaria serviços gratuitos em Boiçucanga”, revela Xavier, que aproveitou a ocasião para aferir a pressão e fazer o teste do diabetes. “É a primeira vez que participo de uma ação dessas e achei muito bom porque fica mais fácil resolver nossa situação perto de casa”, declarou.
Outro morador que se manifestou foi o calheiro Valdinei Silva Paixão, 33 anos, morador em Boiçucanga há dois anos. “O projeto é ótimo porque não temos o trabalho de ir ao Centro da cidade ou até Caraguatatuba para tirar documentos. Isso ajuda muitos moradores, que muitas vezes perdem o dia inteiro nesse deslocamento”, falou Paixão, que buscou o serviço de identificação pessoal. “Nota 10 para a prefeitura”, acrescentou.
Já a diarista Juceli Martins da Silva, 48 anos, disse que levou o seu filho para obter o RG e cortar o cabelo. Ela aproveitou a oportunidade para buscar orientações em relação à saúde. “A iniciativa é ótima, já que nem todo dia podemos sair de casa. A realização do evento no sábado é bom porque muitas pessoas estão de folga”, afirmou.
O próximo “Cidadania em Ação” será realizado no Morro do Abrigo, região central da cidade. Na Costa Sul, a próxima edição ocorrerá em Cambury, em mês e data a serem definidos.

Nenhum comentário: