GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Requerimentos sobre ESFs geram discussão entre vereadores por falta de medicamentos na rede

Leonardo Rodrigues

Dois requerimentos apresentados na última sessão ordinária de Câmara, questionando problemas relacionados às Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de São Sebastião foram motivos de debate entre os vereadores.
A vereadora Solange Ramos (PPS) aproveitou a ocasião para questionar a falta de medicamentos. Com isso, Marcos Tenório (PMDB) aproveitou para sugerir que os membros da Comissão Parlamentar de Saúde partissem para uma visita à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Hospital de Clínicas, Pronto Socorro do Centro e Pronto Atendimento de Boiçucanga.
O vereador Ernane Primazzi (PSC), o Ernaninho, confirmou que há falta dos medicamentos. Mas ressaltou que a falta se restringe a dois tipos de medicamentos: dipirona e paracetamol. Tais medicamentos se dariam porque a Fundação para o Remédio Popular (Furp) não entregou para diversas cidades, entre elas São Sebastião.
“O prefeito quer abrir nova licitação para comprar os remédios no município”, disse. Luiz Antonio de Santana Barroso (DEM), o Coringa, líder do governo, afirmou que faltou matéria-prima para fazer os remédios, por isso a falta de entrega pela Furp.
“A Furp tem falta de matéria-prima. Já os carros serão comprados dentro da burocracia normal da prefeitura”, conclui.
Contudo, Coringa afirma que há uma evolução na Saúde sebastianense. “Evolução que pode ser comprovada pela a procura de munícipes das cidades vizinhas ao sistema de saúde de São Sebastião”. O vereador Amilton Pacheco (PSB) já avalia como bagunça e diz que “os problemas na saúde vem desde o início”. Porém, Ernaninho ponderou ao afirmar que “crise na saúde vem há 20 anos”.

Mais Esf's

Outro requerimento, de autoria do parlamentar Marcos Jorge (PV), questiona se há previsão para implantação de uma unidade da ESF no bairro de Juquehy, na Costa Sul. “O número de moradores aumentou muito nesse bairro”, argumenta.
A iniciativa teve o apoio do vereador José Reis (PSB) que ressaltou a importância que terá essa nova unidade no atendimento a comunidade dos bairros de Boracéia e Barra do Una.
Outro requerimento foi de autoria da vereadora Solange Ramos, que solicita informações sobre as visitas feitas pelos agentes das ESFs.
A vereadora ressaltou a falta de estrutura adequada para os funcionários das unidades de saúde. “Não tem estrutura para o pessoal trabalhar. Os ESFs são o maior alvo de críticas pela falta de carros. Marcos Tenório aproveitou para contar que o Fiat Uno que deveria ser usado apenas nas visitas aos pacientes da Costa Norte está sendo utilizado para viagens a outros municípios. “Ele deveria ser preservado apenas para a ESF”, avaliou.
Ar-condicionado - Durante a apresentação da propositura, o parlamentar Marcos Jorge questionou sobre a falta de uso do aparelho de ultrassom existente na ESF de Cambury. “Soube que o aparelho ainda não está sendo utilizado por falta de uma sala climatizada”, disse.
Já o parlamentar Paulo Henrique (PDT), o PH, lembrou que existem aparelhos de ar- condicionados que não estão sendo usados no prédio em construção do Centro de Convenção. “Tem vários aparelhos de ar-condicionado no nosso elefante branco, localizado no Balneário, que poderiam ser usados no ESF de Cambury”, afirma.
Já o vereador Amilton Pacheco disse que sempre foi a favor de que o aparelho fosse instalado em Boiçucanga.
Ernaninho explicou que a prefeitura vai adquirir novos aparelhos de ar-condicionado para serem instalados nas ESFs. Porém, não estipulou prazos.

Nenhum comentário: