GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Campanha de vacinação contra paralisia infantil e sarampo é prorrogada na região

Beatriz Rego

As quatro cidades do Litoral Norte vão prorrogar até sexta-feira a campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite, para crianças de um a seis anos, e zero a cinco anos respectivamente. Contudo, diferente do que aconteceu no último sábado, devido à disponibilização dos postos volantes em pontos estratégicos e escolas, as vacinas só serão aplicadas nos Postos de Saúde dos municípios.
A diretora da Vigilância Epidemiológica de São Sebastião, Márcia Saavedra, afirmou que no último sábado foram vacinadas 5.216 crianças contra poliomielite, contra as 5.858 esperadas, o que representa uma cobertura de 89%. Já contra o sarampo foram vacinadas 5.405 crianças do total de 6.902 previstos, com cobertura de 78,3%. Segundo a diretora, a meta de cobertura do Ministério da Saúde é de 95%. “Acredito que vamos atingir a meta nacional. Para apenas um primeiro dia a cobertura foi muito boa. Os pais que deixaram de levar seus filhos não o fizeram, porque sabem que a campanha será estendida até a próxima sexta-feira”, esclareceu Márcia Saavedra.
Em Caraguatatuba, o diretor da Vigilância em Saúde, Guilherme Garrido, declarou que apesar de o município não ter disponibilizado nenhum dado oficial, a cobertura alcançada pela campanha de vacinação foi alta. A previsão do município era imunizar 7.424 crianças contra a paralisia infantil e 8.913 contra o sarampo. “Tivemos bastante procura nos postos de saúde fixos e volantes, e com a prorrogação a intenção é de atingir a meta do Ministério da Saúde”, informou o diretor.
Lara Passos Kayanoki, chefe da Vigilância Epidemiológica de Ilhabela, declarou que o município está bem próximo de atingir a meta do Ministério da Saúde, e que no sábado 85% das 2.582 crianças previstas já foram vacinadas contra o sarampo e 94% do total de 2.143 contra a poliomielite. “Em Ilhabela vamos estender a vacinação até o dia 1º de julho em todos os Postos de Saúde, e também vamos visitar todas as comunidades isoladas”, concluiu.
Ubatuba foi o único município que não divulgou os índices e expectativas da campanha de vacinação até o fechamento desta edição.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 1,4 milhão de crianças foram imunizadas contra a paralisia infantil e 1,3 milhão receberam doses contra o sarampo. A meta para imunização contra paralisia infantil é atingir 2,67 milhões de crianças e contra o sarampo a meta é de 3,17 milhões em todo o Estado.

Nenhum comentário: