GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Grupo Especial não terá rebaixamento em 2011, e escolas atingidas por incêndio não serão julgadas

Bombieros apagam incêndio no barracão da Grande Rio. Foto de Gabriel de Paiva
 

 

Bombeiro observa incêndio em barracão na Cidade do Samba



RIO - As três escolas de samba prejudicadas pelo incêndio que atingiu a Cidade do Samba na manhã desta segunda-feira - Grande Rio, União da Ilha e Portela - não serão julgadas por seus desfiles este ano. Em consequência do acidente, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) atendeu a um pedido do prefeito Eduardo Paes e decidiu que não haverá rebaixamento neste ano. As decisões foram tomadas na noite desta segunda-feira em uma reunião com representantes das doze agremiações que integram a Liga.
(Veja mais fotos do incêndio)
Vote: Você concorda com a proposta de não haver rebaixamento das escolas de samba este ano por causa do incêndio?
Bombeiro explica como foi o incêndio
Com isso, em 2012 duas escolas serão rebaixadas, e apenas uma subirá, deixando o Grupo Especial novamente com 12 escolas, como já acontece atualmente. Na reunião, ficou decidido ainda que a ordem dos desfiles será alterada: a Portela, que antes desfilaria na segunda-feira, passará a se apresentar no domingo, no horário inicialmente previsto para a Mocidade Independente de Padre Miguel. O objetivo é evitar que o público de domingo seja prejudicado, assistindo a três desfiles com fantasias e alegorias incompletas.
( Saiba mais sobre o incêndio )
( Conheça o sistema de segurança )
O prefeito Eduardo Paes anunciou que fará um aporte financeiro e irá procurar recursos na iniciativa privada imediatamente com o intuito de socorrer o desfile das escolas afetadas pelo incêndio. Falando sobre o carnaval, o prefeito disse acreditar na garra dos integrantes das agremiações:
Não haverá mágica que vá superar o desfile dessas escolas. Tenho certeza que será o momento mais emocionante deste carnaval.
- Se eu conheço a minha Portela, o povo da Ilha do Governador (União da Ilha) e o povo de Caxias (Grande Rio), tenho certeza, com todo respeito ao Paulo Barros (carnavalesco da Unidos da Tijuca), que não haverá abre-alas, não haverá mágica que vá superar o desfile dessas escolas. Tenho certeza que será o momento mais emocionante deste carnaval.
O prefeito aproveitou para pedir a compreensão de quem comprou ingressos com o objetivo de ver a Portela. Disse, no entanto, que, como os bilhetes já estão esgotados, não há possibilidade de trocar o dia adquirido.
- É hora de compreensão. Agora já entrei em contato com o procurador-geral de Justiça para que, se eventualmente o portelense se sentir prejudicado, possa ter uma maneira de ter o dinheiro devolvido - afirmou Paes.
A Grande Rio vai ficar no barracão 7. Portela vai ocupar a praça central, onde será montada uma tenda. Já a União da Ilha, um terreno vizinho à Cidade do Samba, local onde também haverá uma estrutura provisória. Castanheira informou que todos os eventos estão suspensos na Cidade do Samba.
Mais cedo, o diretor geral da Liesa, Elmo José dos Santos, descartou a possibilidade de o incêndio ser criminoso. Segundo ele, bombeiros ainda preparam os laudos que vão apontar as causas do fogo. O dirigente da Liga acredita na hipótese de acidente. O prefeito da Cidade do Samba, Aílton Guimarães Jorge Júnior, informou que provavelmente o fogo partiu de uma das escolas atingidas e não do barracão da Liesa, onde haveria pouco material inflamável, incapaz de provocar um incêndio daquelas proporções. A princípio, a informação é de que o fogo teria começado no barracão da Ilha, embora a escola negue.
Funcionários dos barracões da Cidade do Samba atingidos pelo fogo relatam que os sprinklers (chuveirinhos ativados pelo fogo) não funcionaram durante o incêndio. Segundo um deles, o sistema está parado há dois anos. De acordo com outra pessoa que trabalha no local, que prefere não se identificar, quando as escolas apresentam algum problema, como um princípio de incêndio, é preciso ligar para Liesa, que aciona manualmente a bomba de água do barracão ameaçado. A assessoria de imprensa da Liesa negou o problema.
O incêndio, que começou, na manhã desta segunda-feira, destruiu o barracão da Grande Rio e da União da Ilha, além de parte do barracão da Portela e da sede da Liesa. A Grande Rio informou que perdeu quase todo o material para o desfile este ano. O prejuízo da escola foi calculado em R$ 10 milhões. Todas as outras agremiações não afetadas vão ajudar as três escolas atingidas. De acordo com Elmo, funcionários, como ferreiros e escultores, serão emprestados para a reconstrução do material perdido.

Nenhum comentário: