Atualmente, não basta mais saber fazer para garantir uma boa imagem profissional, é preciso também mostrar o que sabe fazer, conquistando assim a visibilidade necessária para garantir uma boa imagem profissional. Para isto, uma boa estratégia e marketing pessoal podem ser boas ferramentas.
O marketing pode ser facilmente definido como um conjunto de métodos e procedimentos que as empresas utilizam para vender seus produtos e serviços. Este termo, no entanto, ganhou novo sentido e agora também pode ser utilizado para outros fins, como para beneficio de sua própria carreira, sendo chamado então de marketing pessoal.
O marketing pessoal procura destacar habilidades que garantem chamar a atenção de forma positiva para o aspecto profissional, isto não é uma habilidade inata, que nasce com a pessoa, mas é algo que pode ser aprendido e desenvolvido com o tempo.
Para garantir um bom resultado e assim conquistar uma imagem profissional positiva é necessário ficar atento às atitudes, pois marketing pessoal envolve percepção, atenção aos detalhes e disciplina. Não se trata de parecer o que não é, mas de destacar qualidades já existentes ou que podem ser aprimoradas.
São atitudes pessoais e comportamentais como, por exemplo, cuidar da aparência, expor ideias, demonstrar interesse e moderar o tom de voz, que garantem notoriedade e reconhecimento profissional de sua equipe ou chefe no ambiente de trabalho.
O que ocorre hoje é que em muitos casos temos níveis de profissionais muito semelhantes, com as mesmas competências, habilidades e até o mesmo conhecimento técnico, o que diferencia neste caso é o marketing pessoal de cada um, ou seja, como cada um vai vender sua imagem profissional, sendo este o grande diferencial procurado pelas empresas. São atitudes que muitas vezes podem parecer detalhes, mas que fazem uma grande diferença na carreira, contribuindo assim para o sucesso profissional desejado.
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* Gisele Meter é psicóloga, diretora executiva de Recursos Humanos e palestrante, atua com gestão estratégica de pessoas, adora escrever sobre o universo feminino nas organizações e acredita que uma mulher pode ser tudo o que quiser desde que acredite em sua força interior.
10 dicas de marketing pessoal para garantir uma boa imagem profissional:
Modere seu tom de voz
Moderar o tom de voz significa adequar-se ao ambiente e ao contexto. Em uma entrevista de emprego, por exemplo, falar muito alto ou muito baixo pode ser prejudicial. Existem momentos em que precisamos moderar a forma como falamos ficar atento a estas situações contribui para que você possa ser bem compreendido.
Exponha sua opinião
Muitas pessoas, em grande parte mulheres, acabam não expressando sua opinião por medo do que os outros vão pensar, perdendo assim uma boa oportunidade de promover seu marketing pessoal. Expor o que se pensa de forma direta, demonstra que você pensou sobre o assunto e que procura contribuir para resolver o que está sendo discutido. É importante, no entanto, saber expressar esta opinião de forma clara, impessoal, mostrando que o que você pensa pode contribuir para os resultados da empresa.
Assuma responsabilidades
Ao desempenhar um papel profissional é importante assumir responsabilidades e isto não significa somente pelos bons resultados, mas também por tudo o que pode não dar certo. Ao se posicionar desta forma, as chances de conquistar a confiança das pessoas a sua volta aumentam e sua imagem positiva também acaba ganhando visibilidade.
Demonstre interesse
Em uma conversa, demonstrar interesse por pessoas, projetos ou outras ideias revela uma atitude de engajamento, além de indicar que você procura estar aberta a vários pontos de vista, sendo uma pessoa flexível e ao mesmo tempo dedicada para o que acontece dentro da empresa.
Esteja disposto a fazer o que os outros não fazem
Assumir novas responsabilidades, aceitar um projeto difícil e fazer coisas que as pessoas não estão dispostas a fazer contribuem significativamente para o marketing pessoal. A cada dia os profissionais estão mais parecidos dentro das organizações, estar disposto a fazer o que os outros não querem fazer por parecer difícil ou desafiador são alternativas para a promoção de uma boa imagem profissional.
Utilize a criatividade a seu favor
Demonstrar criatividade nem sempre é fazer algo extraordinário, podemos ter boas ideias com atitudes simples, se pensarmos somente em algo grandioso as pequenas mudanças podem passar despercebidas e, assim, deixam de ser apresentadas contribuindo de forma inovadora para o ambiente de trabalho. Ser criativo é procurar resolver problemas de maneira que nunca ninguém havia pensado antes. Independente do que precisa ser feito, se utilizarmos a criatividade podemos encontrar boas soluções para o que precisamos.
Seja cordial com as pessoas
Tratar as pessoas com respeito, cumprimentar colegas de trabalho e ser educado com todos traz consigo um bem-estar pessoal e uma boa imagem profissional. Este é um detalhe que a cada dia tem passado despercebido devido à correria do dia a dia e, por isso mesmo, tem sido tão bem considerado dentro das empresas. Pessoas cordiais são bem relacionadas e também transmitem uma imagem positiva, pois são mais fáceis de conviver e de se trabalhar junto.Seja cordial com as pessoas
Tratar as pessoas com respeito, cumprimentar colegas de trabalho e ser educado com todos traz consigo um bem-estar pessoal e uma boa imagem profissional. Este é um detalhe que a cada dia tem passado despercebido devido à correria do dia a dia e, por isso mesmo, tem sido tão bem considerado dentro das empresas. Pessoas cordiais são bem relacionadas e também transmitem uma imagem positiva, pois são mais fáceis de conviver e de se trabalhar junto.
Entregue bons resultados
De nada adianta investir em todos os fatores citados se você não entregar resultados. Da mesma forma que pouco adianta entregar altos resultados e não investir em sua imagem profissional. O ideal é que se tenha um equilíbrio para que ocorra o crescimento na carreira. Entregar resultados é o que as empresas querem e se isto for feito de forma positiva, traz consigo benefícios para todos os envolvidos garantindo assim um diferencial para o profissional e para a empresa em que ele trabalha.