A "Ampla" informa aos seus clientes antecipadamente que faltará energia para realização de serviços de manutenção ou conserto na rede elétrica. E que osdesligamentos são programados e agendados para melhorar a qualidade do fornecimento. Entretanto, não foi isso que aconteceu em Nova Brasília, Campos dos Goytacazes, na última quinta-feira, dia 10 de janeiro.
Funcionário da Ampla religando o relógio que outra equipe deixou desligado |
Após a realização de um serviço de troca de fiação e transformadores no bairro, a equipe da concessionária distribuidora de energia elétrica "Ampla", se ausentou do local e deixou dezenas de moradores sem fornecimento de energia. E não bastasse o transtorno de terem o fornecimento interrompido o dia inteiro, alguns clientes não tiveram seu serviço normalizado e passaram mais de 24h sem luz.
Os clientes insatisfeitos ligaram para empresa. Gelciene, mãe de duas crianças pequenas, foi uma das moradoras que mais ligou para a concessionária, pois mora em um quintal onde todas as residencias tiveram a energia normalizada menos a sua.
Mãe tentando falar com a central da Ampla, usando vela, por estar desde as 16h sem energia. |
"Fiquei indignada com a situação, que a "Ampla" deixou, pois não são eles que contratam e dizem que treinam esse pessoal que vão as ruas dizendo que estão trabalhando para melhoria da população? Então, se coloquem no lugar de uma mãecom 2 crianças em casa e chorando por estarem com fome e ter de pegar velas, que todos sabemos não dá a mesma claridade a um cômodo, para tentar ver as coisas p as crianças. Liguei das 16:30 até as 00:29 e a única coisa que asatendentes diziam era que "o prazo seria o mais breve possível" e em dado momento tive de perguntar a uma delas se era o sistema mesmo que dava essa baboseira como prazo, já que desde as 16h estavam dizendo que seria resolvido o mais breve possível e que era prioridade e já eram 00:29 e nada de ninguém aparecer para resolver o problema. Mesmo porque levei mais de 45 minutos em todas as ligações feitas para a "central da Ampla" pelo08002800120 ouvindo uma propaganda enjoada e em algumas vezes de 16 tentativas o atendente desligou o telefone. Confesso que falei muitas palavras que em dias normais não falaria a ninguém, para que tudo ficasse registrado, já que dizem que as ligações são gravadas. O mais engraçado para não dizer trágico, foi que um atendente que não quis se identificar ligou as 17h dizendo que o carro já estaria no bairro, pois outros moradores já tinham reclamado, ainda disse que moradores da rua Poeta Faria Jr também haviam ligado (segundo informações do atendente da Ampla para a clienta). E hoje o atendente Ramon falou a mesma coisa, isso as 8h mas o carro só chegou as 10h, e ainda recebi no dia de hoje 11/01/2013 uma conta de luz para pagar em 02/02/2013, dizendo que tinha pendencia, só que a conta cobrada novamente já está paga desde o dia 09/01, para cobrar a Ampla mostra sua rapidez, pois nem havia 10 dias de atraso, mas para realizar um reparo que é obrigação, já que pago minhas contas, isso não ocorre. Gostaria de deixar uma sugestão a Ampla, capacite seu profissionais e coloque um supervisor de verdade e desconte ou corte o salário daqueles que tiverem erros grotescos como deixar famílias sem energia elétrica depois de umamanutenção, porque estava passando do horário de término do serviço, que melhoria é essa? No bairro, padaria, posto de gasolina, mercados, todos estavamsem energia elétrica. Pois se o cliente atrasa ao pagar ele é penalizado com multa, então as equipes também deveriam ser penalizadas.", relatou a moradora.
Após o fato da falta de energia relatado pela moradora, o Momento Verdadeirorecebeu reclamações de comerciantes do bairro que tiveram prejuízos e ligaram para a Ampla, mas até o momento que estávamos pelo local, não haviam sido atendidos. E estavam procurando uma solução para diminuírem os prejuízos.
A equipe da concessionária que chegou para atender o chamado da moradora Gelciene, relatou que os transtornos ocorreram porque a equipe que fez a manutenção não religou os relógios de alguns moradores, por possivelmente estar próximo da finalização do turno. E que não foi passado o endereço correto pela central da Ampla, já que ao ligar para a central, pelo 0800-28-00-120 nos foi informado que a central fica em outra região, e que os pedidos e reclamaçõessão repassados por um sistema aos polos, segundo informações de atendentes.
Esperamos que a empresa tome ciência desses fatos e que o consumidor não seja penalizado por incompetência. E que outras famílias não passem pelo mesmo sufoco dessa mãe.