De volta ao Brasil após dois anos na Europa, Elias tentará no Flamengo recuperar o bom futebol que o levou à seleção brasileira na época que atuava pelo Corinthians. Quando deixou o país no início de 2011, o volante criou grande expectativa ao chegar no Atlético de Madri, mas teve altos e baixos da Espanha. Depois, teve uma passagem discreta no Sporting, perdeu espaço na seleção e nesta quinta-feira acabou sendo emprestado ao Rubro-Negro carioca, em um contrato de um ano.
Elias surgiu ao se destacar pela Ponte Preta, ajudando a equipe de Campinas a ser vice-campeã paulista em 2008. No mesmo ano, o jogador foi adquirido pela Traffic e repassado ao Corinthians, onde teve boas atuações na campanha do título do Brasileiro da Série B. Em 2009, o meio-campista foi titular e peça importante nas conquistas corintianas do Estadual e da Copa do Brasil, mantendo o nível na temporada seguinte. As boas atuações renderam a Elias a primeira convocação à seleção brasileira, chamado pelo técnico Mano Menezes, em setembro de 2010.
O bom rendimento no Brasil chamou a atenção de clubes europeus, e o Atlético de Madri pagou 7 milhões de euros ao Corinthians pela sua contratação. No entanto, por causa da boa qualidade com a bola nos pés, o volante Elias acabou sendo escalado mais adiantado, com um meia armador de jogadas, e ele acabou não rendendo o esperado. Na primeira temporada na Espanha, Elias não se firmou como titular, disputou 15 jogos e fez apenas dois gols.
Elias chegou a ser especulado em uma transferência para o Porto, mas teve mesmo que procurar um novo clube quando o Atlético de Madri, Gregorio Manzano, divulgou uma a lista de jogadores extra-comunitários escolhidos para fazer parte do elenco da temporada seguinte. Miranda, Falcao Garcia e Eduardo Salvio foram os três escolhidos, e o volante brasileiro teve que sair.
Contratado pelo Sporting como o atleta mais caro da história da equipe de Lisboa, Elias também não conseguiu brilhar em Portugal. Ao publicar uma notícia com a confirmação da ida do jogador para o Flamengo, nesta quinta-feira, o jornal português "A Bola" escreveu que Elias estve "longe das boas exibições no Sporting".
Resta saber como o meio-campista será utilizado agora em 2013 pelo técnico Dorival Júnior. No Flamengo, o jogador de 27 anos tem a grande chance de resgatar o futebol daquele volante rápido e técnico que brilhou no Corinthians e apagar a imagem do meia que não vingou na Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário