GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Caraguatatuba apresenta Semana do Bebê e do Brincar no Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil em Fortaleza

A professora Débora Fontes e a cientista social, Lívia Bachiega, estiveram representando Caraguatatuba no III Seminário Luso-Brasileiro de Educação Infantil, realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 3 e 5 de julho. Na oportunidade apresentaram as experiências da Semana do Bebê e do Brincar realizada em maio, no município.


A Semana foi marcada por muitas brincadeiras, valorização dos vínculos familiares e debates sobre assuntos atuais, nas Unidades Escolares, Unidades Básicas de Saúde (UBS), CRAS, quadra do Massaguaçu, Ciase do Travessão e no campo de futebol do bairro Rio do Ouro. O evento contou ainda com apresentações musicais e teatrais, contação de histórias, vivências sobre shantala (massagem para bebês), ofurô (banho de imersão com ervas) e dança criativa, palestras sobre cuidados com o corpo e higiene, importância da amamentação, alimentação saudável, fases do desenvolvimento do bebê, entre outras ações.

O resultado dessas atividades foi ao encontro do tema do seminário, que discutiu as políticas, os direitos e as pedagogias das infâncias tanto em Portugal quanto no Brasil. Pois esses dois países estão passando por grandes mudanças com a elaboração das orientações curriculares municipais e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular – Brasil) e das Orientações Curriculares, em Portugal, e as tensões e desafios trazidos por uma visão de educação que vai além do ensino e coloca a criança como protagonista do processo educativo.

“Nosso trabalho foi selecionado entre vários e isso já foi um ponto positivo. Na apresentação o público ficou muito interessado na nossa prática intersetorial e exitosa. Nosso relato constará no livro que reunirá todas as experiências mostradas”, disse Lívia Bachiega.

Nenhum comentário: