GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 12 de julho de 2017

“A plenária de vigilância em saúde de Caraguatatuba é a maior que já participei” diz coordenadora estadual

Caraguatatuba realizou sua 1ª Plenária de Vigilância em Saúde na última segunda-feira (10/07) e foi muito elogiada pela diretora do grupo de Vigilância em Sanitária Estadual de Taubaté, Nádia Meireles. “Sem dúvidas é a maior plenária deste tema que eu já participei. Isso é incrível”, afirmou.


Segundo a diretora, é fundamental o envolvimento de toda a sociedade nos assuntos da saúde. “As pessoas precisam estar interessadas nesse tema, para participar da construção de um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez melhor. Temos que mostrar para todos que é melhor prevenir uma doença do que ter que trata-la depois, porque é um processo muito mais difícil”, falou.

Nádia Meireles aproveitou a plenária para fazer uma crítica em relação à atitude dos usuários do SUS. “A população quer a resolução rápida de vários casos complicados, mas não quer estar presente nos processos de educação em saúde e na implantação de novos conceitos em vigilância, sendo que isso é indispensável”, ressaltou.

Durante a 1ª Plenária de Vigilância em Saúde, foram eleitos dez representantes, que participarão da Conferência Regional de Vigilância em Saúde, realizada no dia 27 de julho em Taubaté.

Dentre os representantes eleitos, cinco são usuários dos serviços de saúde, três são trabalhadores de saúde e dois são do gestor, que é o secretário da pasta.

Além disso, os representantes eleitos recebem a oportunidade de propor melhorias no sistema em setores como: Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Cento de Controle de Zoonoses e Laboratório de Saúde Pública.

O secretário de Saúde de Caraguatatuba, Amauri Toledo, agradeceu a presença da população e dos trabalhadores de saúde e pediu que os 10 delegados eleitos façam um bom trabalho. “Espero que todos tenham consciência do que deve ser realizado. Conto com as propostas de cada um dos eleitos para que possamos prestar um serviço melhor para os munícipes”, disse o secretário.

Toledo falou ainda sobre a descentralização dos serviços de saúde, um dos projetos do prefeito Aguilar Junior. “Precisamos que todos os agentes de saúde entendam sobre o tema discutido nesta plenária, pois eles levarão este conhecimento de ponta a ponta no município. Eles fazem parte do poder público e devem estar em todos os locais”, afirmou.


Representantes eleitos na plenária:

Usuários do SUS
Erika de Fátima Davi                       
Juliana de Oliveira Vitorio de Souza                       
Guaracy Alves de Alcântara                       
Paloma Aparecida de Almeida Fernandes                       
Ilson Vitorio de Souza

Trabalhadores de saúde
Silas dos Santos Galdino                       
Ceci Oliveira Penteado                       
Elizabeth das Neves Santos

Poder Público
Margarete Soares de Oliveira                       
Ricardo Mantoan Belafronte

Nenhum comentário: