As equipes de Educação Inclusiva e professores das salas de recursos, da rede municipal de Caraguatatuba, participaram do 8º Encontro de Pisicopedagogia Clínica e Institucional, em São José dos Campos.
O evento foi promovido pelo Departamento de pós-graduação da Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). O tema deste ano foi gêneros, deficiências e outras singularidades.
Dentre os convidados estavam Fausto Junqueira de Paula, promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Dejenane Aparecida Pascoal Pereira, Doutora em Psicologia e Edna Maria Mota, psicóloga e coordenadora do Crescendo Instituto. O encontro foi mediado pelo jornalista e filósofo Carlos Abranches.
Dentro do assunto foi abordada a necessidade de incluir sem discriminar, levando em conta o perfil cognitivo e ações pedagógicas que dê possibilidades às crianças. “A sociedade vê muitas vezes o diferente como uma afronta”, revela a psicóloga Edna Maria Mota. “O maior descumpridor das normas e autor de condutas inadequadas é o Estado”, relatou o promotor, Fausto Junqueira.
A Diretora de Divisão da Educação Inclusiva, Solani Oliveira, classificou como positiva a participação da equipe de Caraguá no evento. “Observamos que nosso município está à frente no atendimento às necessidades educacionais especiais”. E reconhece, “é muito importante a busca por avanços maiores”. O encontro foi realizado na última quarta (8).
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Gustavo Grunewald (comunicacao.educacao@caraguatatuba.sp.gov.br)
Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário