GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

domingo, 7 de fevereiro de 2016

É desse jeitinho que vamos invadir a Marques de Sapucai na madrugada de hoje...

No dia 22 de setembro de 1988, o sonho se realizou: foi fundado o G.R.E.S. Acadêmicos de Duque de Caxias. Para que a agremiação fosse filiada à Associação das Escolas de Samba da cidade do Rio de Janeiro, teria que ser oriunda de um bloco carnavalesco. Para tal, surgiu o G.R.B.C. Lambe Copo, localizado no bairro Prainha, no Município de Duque de Caxias, e filiado à Federação dos Blocos Carnavalescos do Rio de Janeiro. Tendo apoio de quase todas as escolas de samba da Associação, de quase todos os políticos do município, da sociedade caxiense e, principalmente, dos sambistas. Reuniram-se os fundadores e foi feita a eleição para a primeira diretoria do Acadêmicos de Duque de Caxias.
 
 
O Sr. Milton Abreu do Nascimento, conhecido como Milton Perácio foi eleito Presidente e decidiu que a Escola deveria ter um Patrono e um Presidente de Honra e que deveria ser uma pessoa de influência para ajudar ou até mesmo financiar o carnaval da escola. Depois de contatar vários empresários do município sem obter êxito, foi lembrado o nome da família Soares, que acreditando no nosso ideal e dando um voto de confiança aos sambistas desta cidade aceitou o convite e a partir daí o Sr. Jayder Soares da Silva passou a ser o Presidente de Honra e o Deputado Messias Soares nosso Patrono.
O G.R.E.S Acadêmicos de Duque de Caxias iria disputar o quinto grupo de acesso das Escolas de Samba, no entanto surgiu a idéia de que a escola poderia disputar o segundo grupo e para tal teria que adotar o nome da antiga escola G.R.E.S. Grande Rio, pois a mesma já fazia parte da acima mencionado.
Depois de várias reuniões com a Diretoria os membros da antiga Escola Grande Rio, o Presidente de Honra Jayder Soares sugeriu que se fizesse a fusão das duas agremiações e no dia 22 de setembro de 1988 passou a ser chamar ACADÊMICOS DO GRANDE RIO.
De Ano em Ano
Em 1989 com o enredo “O MITO SAGRADO DO IFÉ”, dos carnavalescos Edson Mendes e Ricardo Ayres, com o samba de autoria dos compositores Licinho e Nilson Kanema, conquistou o segundo lugar passando para o primeiro grupo. Presidente Milton Perácio.
Em 1990 a escola desfilava no primeiro grupo das escolas de samba, com o enredo “PORQUE SOU CARIOCA” dos carnavalescos Wani Araújo e Fernando Lopes, com o samba de autoria dos compositores Adão Conceição, G. Martins e Barbeirinho, conquistando assim o segundo lugar ascendendo para o Grupo Especial da Liga Independente das Escolas de Samba. Presidente Milton Perácio.
Em 1991 o G.R.E.S. ACADÊMICOS DO GRANDE RIO, fazia seu desfile na Marquês de Sapucaí entre as grandes escolas com o enredo “ANTES DURANTE E DEPOIS DO DESPERTAR DO HOMEM”, dos carnavalescos Wani Araújo e Fernando Lopes, com o samba de autoria dos compositores Andrade, Ventura e Léo, a escola não fez um bom desfile, sendo colocada em último lugar retornando assim ao primeiro grupo. Presidente Jayder Soares.
Em 1992 com o enredo “ÁGUAS CLARAS PARA UM REI NEGRO” dos carnavalescos Lucas Pinto e Sonia Regina com o samba de autoria dos compositores G. Martins, Adão Conceição, Barbeirinho, Queiroz e Nilson Kanema a escola fez um belíssimo defile, com determinação e harmoniosamente conquistou o Primeiro Lugar, retornando para o Grupo Especial. É Campeã!!! Presidente Jayder Soares.
Em 1993 o G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio com o enredo “NO MUNDO DA LUA” do carnavalesco Alexandre Louzada e dos compositores Nêgo, G. Martins, Adão Conceição, Carlinhos P2, Dicró, Jacy Inspiração, Juarez Dy Galvoza, Mais Velho, Rocco Filho e Ronaldo, sendo a primeira escola de segunda-feira, com um contingente de 4.500 componentes, empolgou a Sapucaí com o seu carnaval belíssimo conquistando o nono lugar e permanecendo no Grupo Especial da Liga Independente das Escolas de Samba. Presidente Jayder Soares.
Em 1994 com o enredo “OS SANTOS QUE A ÁFRICA NÃO VIU”, do carnavalesco Lucas Pinto, com o samba de autoria dos compositores Helinho 107, Rocco Filho, Roxidiê e Mais Velho, houveram vários problemas entre as autoridades eclesiásticas tendo inclusive uma visita de representantes da igreja, pois teve uma denúncia que a escola sairia com imagens sacras, felizmente nada foi encontrado e a escola se classificou em décimo lugar, permanecendo no Grupo Especial. Presidente Helinho de Oliveira.
Em 1995 com o enredo “ESTÓRIAS PARA NINAR UM POVO PATRIOTA”, do carnavalesco Lucas Pinto o samba de autoria dos compositores Adão Conceição, Marquinhos do Açougue, Paulo Mumunha e Anízio Silva, a escola teve muitos imprevistos e contratempos, mas com a garra da comunidade e o empenho da diretoria, consegui o décimo sexto lugar, permanecendo mais uma vez no Grupo especial. Presidente Otávio Vilas Gomes.
Em 1996 com o enredo “NA ERA DOS FELIPES O BRASIL ERA ESPANHOL” do carnavalesco Roberto Szanieck o samba de autoria dos compositores Barbeirinho, Jailson e Bebeto, conquistou o décimo primeiro lugar, permanecendo no Grupo Especial. Presidente Otávio Vilas Gomes.
Em 1997 com a administração do Presidente Helinho de Oliveira o Acadêmicos do Grande Rio, apresentou o enredo “MADEIRA MAMORÉ A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM, LÁ NO GUAPORÉ”, o carnavalesco Alexandre Louzada, o samba de autoria dos compositores Grajaú, Jarbas da Cuíca, Muralha e Sabará, a escola fez um brilhante desfile, obtendo o décimo lugar, permanecendo mais uma vez no Grupo Especial.
Em 1998 com enredo “PRESTES O CAVALEIRO DA ESPERANÇA”, do carnavalesco Max Lopes o samba de autoria dos compositores João Carlos, Quaresma e Carlinhos Fiscal, apesar de ser um enredo polêmico conseguimos levar as arquibancadas ao delírio, infelizmente não tivemos a colocação merecida e ficamos em sétimo lugar comprovando assim que a Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, tornou-se um dos maiores expoentes do samba brasileiro, graças a competência, habilidade e perseverança do Presidente Helinho de Oliveira juntamente com o Presidente de Honra Jayder Soares e o Diretor de Carnaval Milton Perácio.
Em 1999 o G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio fez outro grandioso desfile, com o enredo “EI EI EI CHATÔ É NOSSO REI” do carnavalesco Max Lopes e com samba dos compositores Nêgo, Barbeirinho e Deré, conseguindo assim a melhor colocação na sua história do Grupo Especial, sob administração do Presidente Helinho de Oliveira.
Em 2000 mais uma vez com o carnavalesco Max Lopes tendo como enredo “CARNAVAL A VISTA”, com o samba dos compositores Mingau, Pedrinho Messias e Jorge Mendonça, a Grande Rio fez outro brilhante desfile com o contingente de 4.500 componentes conseguindo a nona colocação no desfile das grandes escolas de samba. Tendo à frente o Presidente Helinho de Oliveira.
Em 2001 G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio traz o carismático carnavalesco Joãosinho Trinta com o belíssimo enredo “GENTILEZA – X – O PROFETA DO FOGO”, samba dos compositores Ciro, Carlos Santos, Cláudio Russo e Zé Luiz. Obtendo a Sexta colocação a Grande Rio veio com a mesma garra e determinação transmitidas pelo Patrono Jayder Soares e o Presidente Helinho de Oliveira.
Em 2002 O G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio, fez um maravilhoso desfile, revolucionando a cada ano que passa, com o carnavalesco Joãosinho Trinta, que trouxe o enredo “OS PAPAGAIOS AMARELOS NAS TERRAS ENCANTADAS” do Maranhão, cujos compositores são Alailson Cruz e Agenor Neto, conquistando a Sétima colocação, juntamente com o Patrono Jayder Soares e o Presidente Helinho de Oliveira.
Em 2003 O G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio, fez um desfile espetacular, com o carnavalesco Joãosinho Trinta, trazendo o enredo “O NOSSO BRASIL QUE VALE” , cujos compositores são Mingau, Marco Moreno, Djalma Falcão e Derê conquistando a Terceira colocação, juntamente com o Patrono Jayder Soares e o Presidente Helinho de Oliveira.
Em 2004 O G.R.E.S. Acadêmicos do Grande Rio, fez um grande desfile, mais uma vez com o carnavalesco Joãosinho Trinta, trazendo o enredo “VAMOS VESTIR A CAMISINHA MEU AMOR” , cujos compositores são Mingau, Marco Moreno e Derê, Tendo à frente o Presidente Helinho de Oliveira.
Em 2005 com o enredo “ALIMENTAR O CORPO E A ALMA FAZ BEM”, do carnavalesco Roberto Szanieck, e com o samba enredo dos compositores Barberinho, Competência, Bitar, Marcelo, Levi Dutra, Licinho, Deré, Mingal, Leleco e Ciro, a Grande Rio ficou em terceiro lugar.
Em 2006 com o enredo “AMAZONAS, O ELDORADO É AQUI”, do carnavalesco Roberto Szanieck, e com o samba enredo dos compositores Marcio das camisas, Mariano araujo, Gilbertinho e Professor Eloísio, a Grande Rio ficou em PRIMEIRO LUGAR, sendo vice-campeã no critério de desempate.
Perceberam um destaque maior no ultimo ano de 2006?
É proposital, temos que nos vangloriar deste marco que alcançamos, ficamos em segundo lugar, não perdemos para nenhuma Escola, perdemos para nós mesmos, foi no desempate … por um décimo … foi quase…
Então viemos através desta mensagem tirar a palavra “quase” do nosso vocabulário, queremos passar para vocês o nosso sentimento, a nossa perseverança e o nosso objetivo para 2007…
Em 2007, a escola homenageou a sua cidade, Duque de Caxias, enredo assinado pelo carnavalesco Roberto Szaniecki (que já assinou os carnavais de 1996, 2005 e 2006 da escola). Mais uma vez, a escola conquistou o vice-campeonato.
Já em 2008, a escola levou para a avenida a importâcia do gás em nosso dia a dia, homenageando a cidade de Coari, no Amazonas.
No carnaval de 2009, com o novo carnavalesco CAHÊ RODRIGUES e Wantuir como intérprete, a escola seu inédito título na elite do samba, com o enredo que fez a abertura do ano da França no Brasil – “Voilá, Caxias! Para Sempre Liberté, Egalité, Fraternité. Merci Beaucoup, Brésil, não tem de quê!“.
Em 2010, levamos para a passarela do samba o enredo “Das arquibancadas ao camarote no. 1. um “Grande Rio” de emoção na apoteose do seu coração, narrando a trajetória dos 25 anos de sambódromo.
2011 não foi um ano fácil para a Grande Rio, com o enredo “Y-Jurerê Mirim – A encantadora Ilha das Bruxas – Um conto de Cascaes, a escola viveu um dos momentos mais difíceis de toda sua história. Um incêndio destruiu todo seu barracão restando aproximadamente um mês para o desfile. Com Muita garra e com o apoio de toda a comunidade a escola conseguiu colocar seu carnaval na Avenida.
No ano seguinte, em 2012, a Grande Rio literalmente se superou na Avenida. Depois de ter seu barracão incendiado, perdendo cem por cento de toda a produção, a escola de Caxias apostou no enredo ‘”Eu Acredito em Você. E você?” de Cahê Rodrigues. Dando um banho de emoção na Sapucaí, a agremiação de Duque de Caxias garantiu o quinto lugar.
Em 2013, a Grande Rio entrou na batalha a favor dos direitos da cidade do Rio de Janeiro na disputa pelos Royalties do petróleo. A agremiação apresentou o enredo “Amo o Rio e vou à luta: ouro negro sem disputa”, desenvolvido pelo carnavalesco Roberto Szaniecki.
No ano de 2014, os homenageados foram a cantora Maysa e a cidade de Maricá. No ano da estreia do carnavalesco Fábio Ricardo, a Grande Rio desenvolveu o enredo “Verdes olhos sobre o mar. No caminho: Maricá”.
Em 2015 a Grande Rio mostrou que é mesmo ‘do baralho’. Desenvolvido pelo carnavalesco Fábio Ricardo, o enredo foi “A Grande Rio é do Baralho!”. A escola garantiu o terceiro lugar na disputa.
Para 2016 a Grande Rio, pelas mãos do carnavalesco Fábio Ricardo, levará a cidade de Santos para o sambódromo. Com o enredo Fui no Itororó beber água, não achei. Mas Achei a Bela Santos e por ela me apaixonei…” a escola promete fazer bonito no dia do desfile.
SEREMOS CAMPEÕES !!!
SIM, NÓS PODEMOS !!!
COM ESTE INTUITO A GRANDE RIO, CONTA COM O DOBRO DE EMPENHO DE TODOS E AS BENÇÃOS DE DEUS !!!
www.academicosdogranderio.com.br/

Nenhum comentário: