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sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Conheça os benefícios do arroz e saiba como ele pode ser aliado da dieta

Conheça os benefícios do arroz e saiba como ele pode ser aliado da dieta: Saiba mais sobre os benefícios do arroz para o organismo

Ao optar por dietas mais restritivas, muita gente começa a enxergar o arroz como um vilão. Apesar de diversos especialistas não aconselharem a eliminação dos carboidratos do cardápio, esta prática ainda é comum. "Excluí-los das refeições não é a melhor estratégia, por que há um comprometimento de massa magra. A ausência de carboidratos na dieta implica na retirada de glicose presente na forma de glicogênio no músculo. Uma dieta equilibrada será o melhor caminho", explica a nutricionista funcional Andrea Santa Rosa.
Para corroborar, uma recente pesquisa feita pelo Baylor College of Medicine, no Texas, afirmou que quem come uma porção de arroz diariamente tem menos gordura e mais minerais no organismo, incluindo potássio, ferro e magnésio. De acordo com Andrea, o alimento, em sua versão integral, é fonte de vitaminas do complexo B, além de ser fonte de fibras que auxiliam no trânsito intestinal. "Ele ainda pode ser substituído por outras fontes de carboidratos de baixo índice glicêmico, como batata doce, quinua, aipim e inhame", conta.
Outro mito que costuma-se ouvir em tempos de reeducação alimentar é que a duplinha arroz + feijão engorda. No entanto, segundo a especialista, é um casamento perfeito. "Os dois se completam como fonte de proteínas. Os aminoácidos que o arroz possui não estão presentes no feijão e vice versa", explica.
O que é o que é?
Você sabe as diferenças entre os tipos de arroz? Andrea Santa Rosa explica: "devido o processo de refinamento, o arroz branco é ausente em fibras, vitaminas e minerais, além de ser fonte de um carboidrato de alto índice glicêmico. Assim, fica favorável o aumento de inflamação de nossas células. Já a versão integral é rica em vitaminas e minerais, apesar de ser mais calórica", explica. "O arroz negro desempenha ação antioxidante, o que reduz riscos de câncer e o envelhecimento precoce das células do nosso organismo. Enquanto o vermelho é conhecido por ser fonte de zinco".
Na hora de escolher qual consumir, a nutricionista funcional indica o rodízio entre os tipos mais ricos "para variarmos os benefícios presentes neles. Além disso, a quantidade ideal varia muito de um indivíduo por outro. Mas, em média, indico 30g a 50g".

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