GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Celebridades apostam em óleos vegetais para higiene bucal

Celebridades apostam em óleos vegetais para higiene bucal

Já pensou em usar óleo vegetal para auxiliar na saúde bucal? A prática caseira é bem popular entre celebridades hollywoodianas como Gwyneth Paltrow e Shailene Woodley, e apresenta bons resultados a longo prazo, segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA), Erick Schulz. 
“Em uma semana você ainda não consegue sentir a diferença, porque esse tipo de terapia exige periodicidade. Mas fazer o bochecho com óleo depois da escovação ajuda a manter a assepsia da boca e combater alguma patologia que a pessoa possa ter.” A ABRA é um espaço que se dedicada a preservação, desenvolvimento, disseminação, divulgação e estudos da medicina tradicional indiana.
Os óleos mais usados são os de coco, de gergelim, de oliva e o de girassol mas, conforme Schulz, o uso de cada um deles depende do que o paciente apresenta e o que ele pretende com o tratamento. “Cada ser humano é único, por isso, fazemos o uso dessas substâncias conforme sua individualidade. A princípio, todos podem ser adeptos dessa terapia, mas sempre recomendo passar por um especialista antes.” Ele afirma ainda que o óleo de coco ajuda a diminuir a temperatura da boca e, por isso, é bom para aqueles que apresentam algum tipo de inflamação na região. O de oliva e de gergelim têm características parecidas: aumentam a umidade da boca e são indicados para quem tem gengiva retraída e boca seca.
Aos que estiverem interessados em experimentar a técnica, o procedimento é bem simples e basta realizá-lo uma vez por dia. “Uma colher de sopa de óleo para fazer bochecho até a mandíbula começar a doer ou quando os olhos começarem, levemente, a lacrimejar (cerca de 15 minutos). Depois disso, você pode enxaguar a boca com água ou não. Isso pode ser feito antes ou depois da escovação, não importa, mas indico após, porque a ação do óleo será mais eficaz”, diz o vice-presidente da ABRA.
Combate à cárie: Para Luiz Octávio Benatti Jr., membro da American Academy of Implant Dentistry, o uso de óleo de coco pode auxiliar no combate à cárie, mas ele lembra que a doença é multifatorial. “O uso dessa substância pode ser uma tentativa de prevenção, mas não vai combater a cárie, porque ela tem origem macrobiota e também nos hábitos das pessoas. Podemos usar como complemento, mas não como substituto da escovação mecânica.” Ele ressalta que pessoas com pouca produção de saliva (elemento que auxilia na higiene da boca) poderiam utilizar óleo do coco, por exemplo, para complementar essa função, mas observa que faltam pesquisas aprofundadas sobre o tema.

Nenhum comentário: