GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Prefeitura e Petrobras visitam local para construção do píer dos pescadores

O departamento de Pesca da Secretaria do Meio Ambiente (Semam), convocou reunião com representantes da Petrobras e a comunidade pesqueira do São Francisco na última quinta-feira, para tratar dos primeiros passos da construção de um píer no bairro.
Durante o encontro, foram traçadas as primeiras diretrizes da elaboração do projetotécnico do píer que contou com a participação, do coordenador da Petrobras, Carlos Alexandre Miranda, o engenheiro da empresa, Carlos Vieira, o chefe de Divisão de Pesca da Semam , Antonio Sérgio Fernandes, além do presidente da colônia Z14, Acácio Valdomiro da Luz.
Segundo os responsáveis da Petrobras, a primeira etapa é conseguir as licenças do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Capitania dos Portos, o que deve levar cerca de 20 dias. Após esta etapa, a empresa contratada dará início à coleta de dados, que de poderá durar até 25 dias.
Em dezembro do ano passado, a Prefeitura liberou uma verba de R$ 80 mil para colônia. No mesmo mês, a Companhia Docas se comprometeu a aplicar R$ 1 milhão na construção do píer desde que houvesse projeto técnico. Uma das reclamações dos pescadores foi o atraso de quase três anos da Petrobras, que apresentou várias dificuldades durante esse período para a elaboração do projeto.

O caso

A construção faz parte do Programa de Ação Participativa para a Pesca (PAPP) da Petrobras, que tem o objetivo de elaborar de forma participativa projetos direcionados a pesca artesanal no Litoral Norte.
O PAPP faz parte de uma condicionante de licença ambiental do projeto de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural - Projeto Mexilhão/Trecho Marítimo, operado pela empresa, seguindo diretrizes da Coordenação Geral de Petróleo e Gás (CGPEG/Ibama).
Aproximadamente 22 comunidades pesqueiras da região estão inicialmente contempladas. Em São Sebastião, as consideradas foram a do Pontal da Cruz, da Enseada e do São Francisco, regiões Central e Norte da cidade.
O programa, iniciado em setembro de 2008, conclui sua fase inicial com a realização doDiagnóstico Rápido Participativo (DRP). Através desse método, foram levantadas inúmeras informações sobre cada comunidade de pescadores artesanais e em São Francisco foi eleito para receber o projeto do Píer.

Nenhum comentário: