GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Centro de Especialidades Médicas

Atualmente, os serviços do CEM são realizados na unidade Centro. No novo prédio, trabalharão 61 profissionais entre médicos especialistas, psicólogos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem.
Haverá mamografia, densitometria óssea, gastroenteorologia, eletroencéfalograma e cardiotocógrafo (destinado ao pré-natal de risco). Serão oferecidos também ultrasonografia, dermatologia, pneumologia, tisiologia, cirurgia geral, geriatria, cardiologia, dermatologia, hanseníase, colposcopia, urologia, oftalmologia, clínico geral pediatria, ginecologia e teste ergométrico, além dos serviços de atenção básica como inalação, vacina e curativos.
O mamógrafo foi doado pela ONG Américas Amigas. O novo serviço será implantado no município com o objetivo de garantir exames regulares de mamografia à população e acabar com a demanda reprimida. Funcionará sempre de segunda a sexta-feira, em período integral, com previsão de realizar 500 mamografias por mês.
O Centro de Especialidades Médicas faz uma homenagem a “Dra. Zilda Arns Neumann”. Médica pediatra e fundadora e, também, coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Faleceu no dia 12 de janeiro de 2010, em Porto Príncipe, no Haiti, enquanto ministrava uma palestra pela Pastoral da Criança, durante uma ação humanitária.
Centro de Especialidades Odontológicas – Os serviços de endodontia, periodontia, cirurgia oral menor, semiologia e prótese também serão realizados no CEO “José Dias Paez Lima” do Jardim Primavera. O atendimento, atualmente, é realizado no bairro Tinga e, com a nova estrutura, haverá 20 profissionais especializados na área.
Os usuários contarão com tratamento de canal e doenças da gengiva, diagnóstico de lesões reversíveis ou irreversíveis, implantação de próteses, Raio X, laboratório de próteses, confecção de prótese dentária total e prótese parcial removível.
José Dias Paez Lima é dentista, foi prefeito, vice-prefeito e vereador por quatro mandatos em Caraguá. Criou e presidiu a Colônia dos Pescadores, na qual implantou atendimentos médicos, odontológicos, além de uma fábrica de gelo que beneficia pescadores e familiares.
Centro de Reabilitação – Aproximadamente 20 profissionais entre fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicóloga e assistente social formam a equipe do Centro de Reabilitação Municipal “Dra. Linamara Rizzo Battistella”. Antes os usuários utilizavam o serviço na unidade de saúde do bairro Jardim Jaqueira.
Na reabilitação haverá eletroterapia, ondas curtas, mecano, fisioterapia domiciliar, cinesioterapia, psicomotricidade, fisioterapia ortopédica, neurológica adulto e infantil, geriatria, oncologia, fonoaudiologia infantil e adulto, saúde auditiva, terapia ocupacional adulto e infantil, ortopedia, psicologia, hidroterapia, acupuntura e audiometria.
Dra. Linamara Rizzo Battistella é médica fisiatra, dedica-se profissionalmente à área de reabilitação física e articula ações em políticas públicas para a inclusão social das pessoas com deficiência. Leciona na Faculdade de Medicina da USP, e foi diretora do Instituto de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, por mais de 20 anos.

Nenhum comentário: