GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vereadores mudam de partido visando próximas eleições

Presidente da Câmara se torna pré-candidato a chefe do Executivo em nova legenda

Leonardo Rodrigues


Os políticos de São Sebastião migraram de partido na última sexta-feira, data limite para alteração de partidos, visando o cenário e estratégias políticas para o próximo pleito municipal, em 2012.

O presidente da Câmara Municipal sebastianense, Artur Ramirez Balut que até a semana passada era do Partido Social Democrata Cristão (PSDC), hoje representa o Partido da República (PR). Balut queixa-se de ter sido preterido no PSDC. “Eu não tive muito espaço”, disse. Já no novo partido, o chefe do Legislativo local revela que foi recebido como pré-candidato a prefeito. “Agora tenho liberdade”, comenta sobre a nova legenda.
O ex-chefe da Casa de Leis, Luiz Antônio de Santana Barroso, o Coringa, saiu do Democratas e hoje está no Partido Social Democrático (PSD). Coringa comenta que estava “desconfortável” no DEM, e por ser ligado ao grupo político do prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab, fundador do PSD e ex-democrata, mudou de legenda por uma questão de “segurança”. Quanto a que rumos o PSD sebastianense tomará no próximo pleito, Coringa adianta apenas que tentará a reeleição como parlamentar. No tocante a disputa pelo o Executivo, e quem o partido apoiará, ele diz ainda estar cedo para definições. O atual chefe da bancada do governo diz: “Vamos ver lá na frente o que (o partido) faz. É cedo ainda pra isso”.
Solange Ramos também está de partido novo. A vereadora que recentemente assumiu a Secretaria das Administrações Regionais (Seadre) saiu do Partido Popular Socialista (PPS) para ir para o Partido Verde (PV). Solange já anuncia que concorrerá mais uma vez uma vaga na Casa de Leis, mas justifica a troca de partido como estratégia de trabalho. Isso porque Solange ao ir para o PV migra também para a base aliada a atual Administração. “Quando se é vereador não se caminha sem o prefeito”, argumenta. Ela explica que o trabalho de um parlamentar se resume em pedir, e tendo a atenção do chefe do Executivo, seus pedidos são atendidos e executados. “Ele (vereador) não caminha com pré-candidatos. Ele caminha com o prefeito”, diz.
Solange ressalta que o vereador é dependente da prefeitura, além do Legislativo. Ela comenta que sua mudança de partido foi conversada antes com a maioria de seus eleitores. E para deixar claro os motivos da mudança de partido, reitera: “Preciso continuar trabalhando”.
Solange Ramos já pertenceu ao PV no ano de 2004. Logo saiu, passou pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e depois seguiu no PPS até a semana passada. Toda via, Solange ironiza ao informar que não é “muito partidária”. “Até porque se partido fosse bom, se chamava inteiro”.
O vereador que ocupou a vaga de Solange na Câmara, Dalton José da Silva também mudou de legenda. Dalton que já foi vereador em 2000 e 2004, era até a última semana do PR, mas hoje representa o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Outro de casa nova é Marcos Tenório. Ele que na última sessão ordinária da Câmara reclamou de dificuldades em desfiliar-se do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) também mudou de legenda e de posição política. Isso porque o ex-peemedebista migrou para o Partido Social Cristão (PSC). Assim Tenório saiu do PMDB, que hoje se coloca como oposição a atual gestão, e se filia ao partido do prefeito, Ernane Primazzi. Aliás, o PMDB tem como seu mais novo filiado o ex-prefeito sebastianense Juan Garcia.
Já o vereador José Reis de Jesus Silva filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) continua na legenda. Porém, até a última semana, houve boatos de que mudaria de legenda, e que até mesmo que assumiria a presidência do PSB. Mas segundo o vereador disse ontem à reportagem, nenhuma das hipóteses é válida. Todavia, Reis afirma que especulações é normal no cenário político. Ele acrescenta que conforme se aproxima das eleições de 2012, especulações tende a surgir, em vista de diversos interesses de muitos partidos.

Contexto


Na última nesta sexta-feira, encerrou o prazo para a filiação de todos aqueles que pretendem se candidatar em algum cargo eletivo nas Eleições de 2012. O prazo também serviu para migrações de legenda, a fim de disputar o próximo pleito de partido novo. A determinação estava prevista na Lei das Eleições e também no calendário eleitoral já aprovado e publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que afirma que a troca ou filiação deva ser feita um ano antes da eleição.

Na última semana, acabou também o prazo para que o Congresso Nacional tivesse aprovado qualquer alteração no processo eleitoral. Os que pretendem concorrer às eleições em local diferente de onde estavam registrados deveriam ter alterar os domicílios eleitorais na última sexta-feira. A data precede em um ano o próximo pleito para prefeitos e vereadores.
No pleito municipal do ano que vem, serão escolhidos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.569 municípios brasileiros. O primeiro turno está marcado para o dia 7 de outubro de 2012 e o segundo turno, caso haja necessidade, no dia 28 de outubro.

Nenhum comentário: