GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

80 anos de Corcovado

Corcovado estava na mira dos fotógrafos já antes da construção do Cristo Redentor  (Revista Caras y Caretas/ IMS)
Mesmo antes do Cristo, o Corcovado já atraía turistas, como estes que foram retratados pela revista Caras y Caretas em 1905. "Quando o Cristo é implantado, é num local já estabelecido do ponto de vista de sua localização", diz Burgi. A partir do início do século 20, o local passa a receber mais visitantes.

 Corcovado estava na mira dos fotógrafos já antes da construção do Cristo Redentor  (Marc Ferrez/ Coleo Gilberto Ferrez/ IMS)
O Corcovado visto da Estrada das Paineiras, emoldurado pela vegetação da Floresta da Tijuca e com as praias oceânicas de Niterói ao fundo, em 1866. No alto do morro se vê o Chapéu do Sol, que garantia sombra aos visitantes do mirante.


Corcovado estava na mira dos fotógrafos já antes da construção do Cristo Redentor  (Georges Leuzinger/ IMS)
Este é um dos primeiros registros do Corcovado, feito por volta de 1865. No primeiro plano se vê o casario da praia de Botafogo, antes dos sucessivos aterros que alargariam a orla. A importância do morro como marco geográfico da cidade já se via antes da fotografia, em desenhos e aquarelas feitos por artistas de expedições, diz Sergio Burgi, coordenador da área de fotografia do IMS.


Corcovado estava na mira dos fotógrafos já antes da construção do Cristo Redentor  (Augusto Malta/ Coleo Brascan Cem Anos no Brasil/ IMS)
Do alto do mirante do Corcovado, o Rio como era em 1906, no mesmo ângulo que a estátua do Cristo veio a mirar a cidade depois de 1931. Segundo Sergio Burgi, coordenador da área de fotografia do Instituto Moreira Salles (IMS), a fotografia de Augusto Malta mostra como o morro já era usado como mirante no início do século. Nos terrenos abaixo, vê-se a área onde cresceria o bairro de Botafogo.


Corcovado estava na mira dos fotógrafos já antes da construção do Cristo Redentor  (S. H. Holland / Coleo Brascan Cem Anos no Brasil /IMS)
A estrutura do Cristo Redentor em concreto armado é erguida no topo no Corcovado, no alto de seus 710 metros de altura, em registro aéreo feito por volta de 1931. Sobre a estrutura, a estátua receberia o revestimento que lhe dá forma, um mosaico de pedra-sabão.

Nenhum comentário: