GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

II Encontro Internacional Interdisciplinar Sobre Mudanças Climáticas traz propostas de cientistas para Caraguá

As propostas que o II Encontro Internacional Interdisciplinar Sobre Mudanças Climáticas traz é a oportunidade de divulgar idéias e projetos, realizados pela comunidade científica, liderados por instituições de ensino superior, sensibilizar o público em geral sobre as mudanças climáticas, reforçar as ligações institucionais acadêmica, e promover a consciência de políticas públicas na questão sócio-ambiental.
O evento acontece de 20 a 23 de setembro, em Caraguatatuba. O foco maior deste evento, organizado pelo Instituto Caraguatá, será elaborar um questionário com linguagem simples, uniforme e objetiva para ser aplicado em todo território brasileiro para avaliar o conhecimento da população em geral a respeito das mudanças climáticas e seus efeitos.
Este questionário será elaborado no quarto dia, após os três dias de palestras, onde todos participantes irão colaborar com sugestões que serão levantadas nos diversos temas discutidos no II Encontro Internacional Interdisciplinar Sobre Mudanças Climáticas.
O objetivo deste questionário será levantar dados técnicos da população, e os possíveis efeitos que as mudanças climáticas influência ou influenciou em algum momento a vida cotidiana das pessoas nas últimas décadas.
Este questionário será referencia de estudo a partir da finalização do documento, para conflitar com dados de outros países onde serão aplicados os questionários, resguardando as características únicas de cada Pais.
Segundo o organizador do evento no Brasil, Pedro dos Santos Raymundo, primeiro secretário do Conselho Internacional Sobre Mudanças Climáticas da America do Sul e Caribe e Presidente do Instituto Caraguatá, esses dados que serão colocados no questionário com participação dos principais especialistas na área interdisciplinar sobre mudanças climáticas irá servir de referencia cientifica para o planeta. “Será um privilégio para o Brasil sediar este evento e saber que sairá deste Encontro um documento que servirá de base científica para todo o mundo, aplicaremos o conhecimento cientifico para linguagem do dia a dia das pessoas, procurando através do questionário tirar o máximo de informações sobre de que forma o homem vem se adaptando as mudanças climáticas nas últimas décadas, e será um grande desafio, somente assim iremos aproximar esta discussão cientifica para dia a dia das pessoas” finaliza Raymundo.

Metodologia

Após a elaboração do questionário, a segunda fase será a aplicação do mesmo em diversas áreas do Brasil, levando em conta as características de cada região, mas sempre o mesmo questionário aplicado em uma metrópole, também será aplicado em uma cidade pacata do interior, para com cruzamentos de dados poder tirar os parâmetros se ouve ou não mudança climática em determinada região.

Edição

Após a face de aplicação do questionário, será feito a edição dos dados e disponibilizados por meio de um livro todo registro técnico, cientifico e jornalístico, para ser apresentado no III O Encontro Internacional Interdisciplinar sobre Mudanças Climáticas, que será na Alemanha daqui a dois anos.
Para próximo encontro já terá o resultado dos dois questionários sobre os possíveis efeitos que as mudanças climáticas causam no cotidiano das pessoas, pois juntará com os dados do primeiro questionário que foi realizado na Colômbia mais propriamente na cidade de Pacora em Conjunto com a Universidade de Caldas onde ocorreu o I Encontro Internacional Interdisciplinar sobre Mudanças Climáticas em 2009, e do que será produzido no Brasil pelo Instituto Caraguatá. Este importante documento fará parte do calendário de Encontros Internacionais Interdisciplinares sobre Mudanças Climáticas.

Nenhum comentário: