GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Decreto Municipal cria o Grupo de Operações Especiais com Cães do município

Os pastores belgas Nyx e Nolt e pastor alemão Aron, passam diariamente por treinamento e condicionamento físico

A Prefeitura de São Sebastião, com o Decreto Municipal nº 5135/2011, de 27 de julho, por meio da Segur (Secretaria de Segurança Urbana), criou o Goec (Grupo de Operações Especiais com Cães), cujo objetivo é instaurar o trabalho com animais treinados como auxilio na busca e apreensão de entorpecentes, e desenvolvimento de outras atividades afins.
Atualmente o Goec é formado por Carlos Ribeiro, mais conhecido como Palumbinho, e por Marcelo Borges Santos Silva. O primeiro, cinotécnico, ou seja, técnico especializado no treinamento de cães, condutor e coordenador responsável pelo grupo e o segundo, auxiliar cinotécnico e igualmente condutor.

Nyx, Nolt e Aron

Palumbinho e Marcelo acabam de iniciar o projeto com os pastores Belga de Malinóis de dois anos e sete meses de idade, Nyx Von Jeff e Nolt Von Jeff, além do cão voluntário Aron Di Capela Batti, um pastor alemão. O trabalho público civil com cães, inédito no Litoral Norte e Vale do Paraíba, é desenvolvido em parceria com a GCM (Guarda Civil Municipal), Defesa Civil e Polícias Civil, Militar e Federal, os quais requisitam a presença da equipe quando são necessárias as habilidades dos animais, assim como em ações programadas que exijam abordagens especiais.
Entre as diversas atuações dos cães e seus condutores, se destacam as ações de busca e salvamento em situações extremas, a exemplo de desmoronamentos, bem como o trabalho social, com ações em hospitais e instituições de reabilitação e socialização, fatores que contribuem para a recuperação de enfermos e nos tratamentos psicológicos.

Apresentações

A atividade, desenvolvida junto à Guarda Mirim, também faz parte do projeto do Goec, que visa orientar o público estudantil sobre noções de cidadania, posse responsável e noções de adestramento.
De acordo com Palumbinho, os animais estão em constante aprimoramento, e diariamente participam de treinamentos, condicionamento físico, socialização, entre outras rotinas consideradas importantes. Segundo informou o cinotécnico, o Grupo costuma fazer apresentações em escolas, grupos e eventos diversos. Entretanto, para a realização de tais demonstrações, é indispensável o agendamento com no mínimo 15 dias de antecedência. O agendamento é feito pelo telefone (12) 3893-3111.

Nenhum comentário: