GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Professor de Ubatuba apresenta na USP projeto de satélite construído por alunos

Na última quinta-feira, o professor de matemática da escola municipal Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, Candido Osvaldo de Moura, participou como palestrante da VIII SEA USP - Semana de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo. Candido apresentou o projeto UbatubaSat, a construção de um satélite artificial por alunos na faixa etária de 10 a 11 anos. A palestra, que teve a duração de mais de duas horas, despertou bastante o interesse dos presentes, principalmente dos estudantes universitários e dos professores da USP, que por meio de questionamentos, queriam mais detalhes sobre o projeto. “Os participantes ficaram agradavelmente surpresos pelo pioneirismo do projeto, principalmente por se tratar de alunos de uma escola pública”, explicou Candido.
Entre os palestrantes da Semana estavam o astronauta brasileiro Marcos Pontes, engenheiros da ANAC, INPE, Embraer, professores universitários e representantes da empresa alemã Airbus-Bremen. O secretário de Educação de Ubatuba, Arnaldo da Silva Alves, acompanhou o professor Candido no evento.
Após a palestra, o professor Candido foi convidado a visitar o CDCC USP (Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP), em espaço destinado a divulgação da ciência, principalmente para escola pública. “Dr. Sérgio Mascarenhas, do Instituto de Estudos Avançados da USP, durante a visita ao CDCC, manifestou interesse em trazer uma unidade do Centro para Ubatuba, atendendo assim várias escolas de nossa região”, adiantou o professor Candido.
Em junho desse ano, professor Candido esteve em Okinawa, no Japão, participando como palestrante do ISTS (International Symposium on Space Technology and Science). Candido participou do congresso apresentando o artigo científico “Space Education and Public Outreach for Aerospace Engineering in a Brazilian Perspective” (Espaço de Educação e Sensibilização do público para a Engenharia Aeroespacial, em uma perspectiva brasileira), que conta a história da experiência em construir um satélite com crianças.

O satélite

Tancredo 1 é o nome do satélite que está sendo construído pelos alunos da escola Tancredo Neves. A equipe que trabalha na construção do satélite envolve cinco professores das disciplinas de matemática e ciências. O projeto é desenvolvido no laboratório de ciências da própria escola, onde os alunos hoje trabalham na construção de placas, soldagem e programação dos quatro circuitos que irão controlar o satélite.
O Tancredo 1 pesa 750 gramas, tem 8,9 cm de diâmetro e 12,7 de altura. É composto de quatro placas de circuito impresso, uma delas com antena de recepção e transmissão, outra com controle de energia elétrica, outra com computador de bordo e a outra com transmissor/receptor. Após a conclusão dos trabalhos, o satélite será enviado para a Interorbital System, na Califórnia, que fará o lançamento a uma órbita de 300 quilômetros de altitude. O satélite deverá permanecer no espaço por no máximo 90 dias. Na próxima semana, os professores do projeto, Candido Oswaldo, Mariléia Borin D’Angelo e Patrícia Patural levarão para o INPE as primeiras placas dos protótipos para serem avaliadas pelos pesquisadores.

Nenhum comentário: