GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Prefeitura promove capacitação de auxiliares das creches municipais

Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal da Educação, promoveu na manhã deste sábado o I Encontro de Formação de Educadores, voltado às Auxiliares de Desenvolvimento Infantil que trabalham nas unidades de ensino infantil, com crianças de 1 a 5 anos. Cerca de 70 profissionais participaram da capacitação que foi ministrada pela pedagoga Luciana Sobral, membro da OMEP (Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar). “O I Encontro de Formação teve o propósito de sensibilizar os educadores para que tenham um olhar significativo sobre a infância, mostrando que a criança pequena precisa de um profissional prático e reflexivo que precisa saber ouvir, brincar e compartilhar com entusiasmo todos os momentos vividos na escola”, explicou a pedagoga que ministrou a capacitação.
Dentre os diversos temas, o conteúdo apresentado abordou como cuidar e conversar com as crianças de 1 a 4 anos por meio de atividades lúdicas e orientações gerais sobre a rotina de uma creche.
Para a Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Elisete Lenz, recentemente contratada por meio de Concurso Público, a capacitação foi bastante produtiva. “Aprendemos a importância sobre a atenção e o carinho que as crianças precisam ter nesta fase, pois farão toda a diferença em um futuro próximo. Também foram abordados no curso outros procedimentos do cotidiano da equipe da creche, informações que para mim foram bastante positivas, pois estou como auxiliar há apenas dois meses”, explicou a auxiliar.

Municipalização

No início deste ano, a Prefeitura promoveu a municipalização de todas as creches da cidade. Além da unidade da Barra Velha, também passou a administrar as creches do Reino, Itaquanduba, Portinho e Vila. Até então, todas eram de responsabilidade da Associação Creche de Ilhabela, entidade conveniada com a Prefeitura. Hoje, a creche é a chamada sala de convivência (1 a 2 anos). Depois, o aluno segue para o minimaternal (2 a 3 anos e 3 a 4 anos); Fase I (4 a 5 anos) e Fase II (5 a 6 anos).
Também com o processo de municipalização, os pais não precisam mais pagar as taxas que variavam entre R$ 20 e R$ 30, que eram cobradas até então pela entidade conveniada. No início de 2010, a Prefeitura já havia municipalizado as unidades do Itapecerica, Bexiga e Armação.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), ressalta que os investimentos hoje vão da criança ao idoso. “Creche é responsabilidade da Prefeitura. Assim como o ensino de 6º ao 9º ano, no qual a municipalização foi um sucesso e hoje a Prefeitura acompanha de perto todas as ações desenvolvidas, o mesmo ocorre com as creches. Entre as principais mudanças, já conseguimos abrir a creche aos finais de semana”, concluiu Colucci.

Nenhum comentário: