As informações sobre o Senado Federal ficaram ainda mais transparentes a partir da última quinta-feira (20), com o lançamento do novo Portal do Senado. Agora, os internautas acessam com mais facilidade as informações relativas ao trabalho legislativo e aos recursos usados por cada senador, bem como os conteúdos sobre a gestão administrativa da instituição.
— Toda e qualquer movimentação da Casa está disponibilizada nos novos portais no Senado, de forma clara e acessível para consultas e pesquisas, permitindo acesso e compartilhamento mais rápido das informações — ressaltou o presidente do Senado, Renan Calheiros.
No portal, as atividades dos senadores podem ser acompanhadas de perto pelo cidadão, pois as páginas dos parlamentares foram integradas ao Portal da Transparência. Dessa maneira, além de dados da atuação parlamentar como discursos e projetos apresentados, o internauta pode consultar informações sobre os recursos usados no exercício do mandato, como gastos com passagens, contratação de serviços e de pessoal pelos gabinetes.
O portal traz também dados sobre a estrutura e a gestão administrativa do Senado, com informações sobre orçamento, finanças e gestão de pessoal. O objetivo é ampliar o número de visitas ao Portal da Transparência, que teve 1,3 milhão de acessos nos últimos 12 meses.
Com design moderno e navegação mais fácil e intuitiva, o novo portal foi desenvolvido pelo Prodasen e pela Secretaria de Comunicação Social do Senado, a partir do moderno conceito de layout responsivo, ou seja, com capacidade de se adaptar a qualquer dispositivo, como tablets e celulares. As páginas foram padronizadas tendo como base o novo modelo de identidade visual do Senado. Para a mudança, foram considerados os parâmetros da Lei de Acesso à Informação, assim como demandas e críticas de instituições como a Transparência Brasil e a Associação Brasileira de Imprensa.
A reformulação buscou melhorar a conexão com o cidadão. A interação com a sociedade foi facilitada por meio da organização em uma só página de todos os canais de contato com o Senado.
— A Secretaria de Comunicação tem um Núcleo de Tecnologia da Informação, que trabalhou diretamente com o Prodasen, e construiu toda a arquitetura do portal. Nós fizemos também o design do portal, de maneira que o nosso esforço foi no sentido de fortalecer os recursos de transparência que nós temos, dar visibilidade ao que a Casa faz, ao que nós noticiamos, à atividade legislativa e às atividades dos senadores — explicou Virgínia Galvez, diretora da Secretaria de Comunicação.
Os conteúdos foram organizados de modo a simplificar o acesso aos trabalhos legislativos, a exemplo da agenda do Plenário e das comissões, dos projetos incluídos na ordem do dia e dos resultados das sessões e votações. É possível, ainda, acompanhar as sessões praticamente em tempo real por meio das notas taquigráficas dos discursos, discussões e votações. E a página institucional passou a integrar as informações sobre os eventos e programas realizados pelo Senado e as ações da Presidência, Ouvidoria e Procuradoria da Mulher.
As últimas notícias do Senado também estão em destaque no portal. O Senado Agora traz informações em tempo real no portal de notícias, que mostra a cobertura jornalística multimídia, com textos, áudios e vídeos. Uma galeria reúne as principais imagens do dia. No primeiro semestre deste ano, as páginas da Agência Senado e do Jornal Senado no portal de notícias receberam 3.692.384 visitas de internautas, um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2014. No Brasil, os estados que mais acessaram foram São Paulo (23%), Distrito Federal (13%), Rio de Janeiro (11%), Minas Gerais (9%) e Rio Grande do Sul (6%). Do total de acessos, 35% foram feitos por dispositivos móveis, como tablets e celulares.