GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Por que a morte do promotor argentino deixa tantas dúvidas

Enquanto a Justiça da Argentina continua com as investigações sobre a morte do promotor Alberto Nisman, no domingo, chamada pela promotoria de "duvidosa", no momento muitos se perguntam o que há por trás do episódio que gerou uma das piores crises políticas na história recente do país.
A morte de Nisman - encontrado com um disparo na cabeça na noite de domingo em seu apartamento - ocorreu poucas horas antes da apresentação que faria no Congresso das provas de sua acusação contra a presidente Cristinas Kirchner.
Nisman havia denunciado na Justiça que a mandatária e outros membros do alto escalão do governo teriam feito um acordo com o Irã para por um fim às acusações contra os supostos autores intelectuais do atentado à bomb de 1994 contra a sede de uma associação judaica em Buenos Aires que deixou 85 mortos.
A misteriosa morte do promotor levantou várias perguntas. A mais ressonante no momento é sobre o que teria causado sua morte.
Suicídio?
Apesar de a promotora que investiga a morte de Nisman, Viviana Fein, já ter descartado a "intervenção de terceiros", ainda restam dúvidas sobre se Nisman realmente cometeu suicídio. Ela afirma que estava investigando a possibilidade de um "suicídio induzido".
Mas de acordo com as primeiras análises, não foram encontrados vestígios de pólvora nas mãos de Nisman, o que refuta a hipótese de suicídio.
Nenhuma das pessoas que tiveram contato recente com o promotor detectou sintomas de depressão ou soube citar algum possível motivo para que ele tirasse a própria vida.
Um outro fato considerado suspeito pela promotora Viviana Fein é que a arma com a qual Nisman teria se matado, um revólver calibre 22, não era uma das que o promotor tinha em seu nome, e sim uma arma que tinha pedido emprestado recentemente de um colaborador.
A própria presidente Kirchner manifestou, em uma carta publicada na sua conta no Facebook na segunda-feira, seu estranhamento em relação a este "empréstimo" e nos possíveis motivos que teriam levado Nisman a pedir a arma a um colega.
"Para defesa? Uma arma calibre 22? Quando o promotor vivia na Torre Le Parc de Puerto Madero, com sistemas de vigilância inteligentes, códigos para entrada, monitoramento com câmeras e escolta constante da Prefeitura, e contava também com escola própria de dez agentes da Polícia Federal?", escreveu.
O que Nisman investigava?
Muitos na Argentina acreditam a morte esteja relacionada com a acusação que apresentou contra o governo.
Antes de morrer, o promotor explicou que a denúncia se baseava em grampos telefônicas que supostametne comprovavam um complô liderado por Cristina Kirchner e o ministro do Exterior, Héctor Timerman, para "eliminar o Irã do caso AMIA".
Na segunda-feira, Nisman deveria apresentar sua acusação perante uma comissão do Congresso e legisladores governistas já tinham adiantado que iriam ao Parlamento para desacreditar a acusação e demonstrar que ela era "ridícula".
Para muitos, sua morte poderia vir de uma ação deliberada para tentar evitar que as tais provas viessem à tona.
Funcionários do Judiciário, jornalistas e representantes da oposição, entretanto, garantem que todas as provas recolhidas pelo promotor estão a salvo.
Mas os mais críticos do governo questionaram o fato de o secretário de Segurança da Argentina, Sergio Berni, ter se encarregado de supervisionar pessoalmente a revisão no departamento de Nisman, depois da morte do promotor.
O juiz que recebeu a denúncia
O juiz Ariel Lijo é quem cuida do caso, já que Nisman fez a ele sua denúncia, na quarta-feira passada.
Esta denúncia foi descartada em uma primeira instância pela juíza que substituía Lijo enquanto ele estava de férias. Ela afirmou que Nisman não tinha provas suficientes.
O fato de o promotor ter ido ao juizado de Lijo também gerou muitas dúvidas.
O juiz que analisa o processo da AMIA, Rodolfo Canicoba Corral, questionou o fato de Nisman, que há uma década era o promotor especial do caso AMIA, não ter apresentado a denúncia em seu juizado.
Corral denunciou que não havia autorizado as escutas telefônicas que Nisman citava e sugeriu que estas foram entregues diretamente a ele pela Secretaria de Inteligência.
A viagem de férias
Um dos temas que gerou mais intriga neste caso são as férias recentes de Nisman na Europa com sua família. Ele interrompeu estas férias para viajar para Buenos Aires e fazer a denúncia.
Em sua carta no Facebook, Cristina Kirchner pediu para a Justiça se concentrar nesta mudança súbita de planos.
"Quem ordenou que o promotor Nisman voltasse ao país? Quem pode acreditar que alguém teria uma denúncia institucional tão grave contra a presidente, seu ministro do Exterior (...) que sai de férias e, de repente, interrompe e, em plenas férias do Judiciário, sem avisar ao juiz da causa, apresenta uma denúncia de 350 horas que evidentemente deveria ter preparadas com antecedência?", questionou a presidente.
Segundo o jornal Clarín, antes de apresentar sua denúncia, o próprio Nisman tinha justificado suas ações através de uma mensagem de Whatsapp, enviada para pessoas próximas.
"Às vezes não se escolhe o momento, as coisas simplesmente acontecem", teria afirmado, acrescentando que sua "já tinha tomado sua decisão" antes de viajar.
"Não enlouqueci nem nada parecido", afirmou Nisman em sua mensagem divulgada pelo Clarín, jornal que já foi acusado pelo governo de ser parte de uma campanha contra a presidente.
O 'acobertamento'
Apesar de que as provas da denúncia não serem conhecidas, tudo parece indicar que Nisman considerava que o "Memorando de Entendimento" que o governo firmou com o Irã, em 2013, tinha como finalidade garantir a imunidade dos acusados iraniano no caso AMIA.
Em troca, segundo Nisman, o governo argentino firmaria acordos lucrativos com o governo iraniano para importar petróleo, em meio a uma crescente crise energética que afeta gravemente a Argentina.
O governo descartou esta hipótese, garantindo que o acordo com o Irã não previa que se desse baixa nos pedidos de captura internacional emitidos pela Interpol para instâncias na Argentina, para os acusados iranianos do atentado da AMIA.
Kirchner também acusou Nisman de tentar "desviar" com sua denúncia um julgamento que deveria começar em alguns meses contra um grupo de funcionários e outros acusados de irregularidades na investigação da "pista local" do caso da AMIA - a investigação do envolvimento de argentinos que teriam fornecido apoio logístico aos supostos autores do atentado, que fariam parte da "pista iraniana", aberta por Nisman depois dele assumir, em 2005, as investigações do atentado.
Entre os acusados de acobertamento e outros delitos estão Juan José Galeano, o primeiro juiz a assumir o caso da AMIA, e o ex-presidente Carlos Menem (1989-1999).

Gravação divulgada por Eduardo Cunha é ‘encenação’, diz perito

Segundo Ricardo Molina, áudio é ‘fraudulento’ e foi gravado com os dois homens no mesmo ambiente.

A gravação apresentada à imprensa nesta terça-feira por Eduardo Cunha, líder do PMDB na Câmara e candidato à presidência da Casa, na qual, em uma conversa entre duas pessoas, um homem se faz passar por um policial insatisfeito que teria sido “esquecido” por Cunha e estaria em busca de pagamentos, é “fraudulenta” e retrata uma “encenação”, em que os dois homens estariam seguindo um roteiro previamente combinado, “visivelmente planejado”.
Segundo o perito Ricardo Molina, que analisou o áudio a pedido do GLOBO, é possível afirmar que os dois homens estavam no mesmo ambiente na hora da conversa. O que descarta, portanto, a tese de que estariam falando ao telefone e de que a gravação teria sido obtida por meio de grampo. No laudo técnico, Molina afirmou também que não há traços de hesitação na fala das duas pessoas, o que prova que não houve interação espontânea entre eles.
Podemos afirmar que se trata de gravação ambiental e não telefônica. A conversação simula, fraudulentamente, uma interação telefônica. A qualidade muito uniforme das duas vozes sugere que os dois interlocutores encontravam-se no mesmo ambiente, tendo sido suas vozes registradas, muito provavelmente, em um dispositivo gravador de telefone móvel. Em conversações, sejam telefônicas ou diretas, há uma série de traços que permitem verificar se se trata de uma interação espontânea ou não. No caso em tela podemos afirmar, com bastante segurança, que não se trata de uma conversação espontânea, disse.
NO TWITTER, CUNHA NEGOU QUE ESTEJA ACUSANDO O GOVERNO
Eduardo Cunha afirmou a jornalistas que um suposto policial, que teria lhe fornecido a gravação, teria informado que a “armação” estava sendo orquestrada pela cúpula da Polícia Federal, a mando do governo. O deputado alegou estar sendo vítima de uma armação que teria como objetivo constranger sua candidatura à presidência da Câmara. Considerado o favorito na disputa pelo cargo, Cunha já percorreu em campanha as 27 unidades da federação, superando a marca da presidente Dilma Rousseff (PT) e do senador Aécio Neves (PSDB) nas viagens durante a campanha presidencial do ano passado.
Ele contou ter sido procurado no último sábado em seu escritório no Rio de Janeiro por um homem que se apresentou como delegado da Polícia Federal e que teria lhe denunciado uma movimentação interna no órgão para incluir o nome de Cunha em um inquérito em andamento.
No fim do documento produzido por Ricardo Molina, ele afirma que a gravação é fraudulenta e que não pode ser considerada autêntica:
A gravação é fraudulenta, no sentido de tentar simular uma situação inverídica (...). A gravação não pode ser considerada autêntica, no sentido em que retrata apenas uma encenação e não uma interação espontânea.
Pelo Twitter, Cunha negou nesta terça-feira que esteja acusando o governo na denúncia feita aos jornalistas. “Tanto que procurei o próprio governo, no caso o ministro da Justiça, para abertura de investigação policial do fato”, disse.
Em quatro tuítes escritos em sequência, o peemedebista explica que apenas relatou a versão que lhe foi passada:
“Boa tarde a todos. Quero deixar bem claro que não acusei o governo de nada na denúncia que fiz. Tanto que procurei o próprio governo,no caso o ministro da Justiça, para abertura de investigação policial do fato. Se tivesse a certeza de que era o governo teria procurado direto o MP e não o governo. O que relatei foi a versão que me passaram, o que não quer dizer que tenha aceito a versão como fato”, escreveu.

Oposição ironiza sumiço de Dilma: ‘coração valente amarelou’

O presidente do PSDB, Aécio Neves, diz que os brasileiros assistem “perplexos” anúncio de medidas de responsabilidade da presidente.

Líderes da oposição ironizaram o fato de a presidente Dilma Rousseff, personificada na campanha como “coração valente”, não ter tido coragem de aparecer em público para justificar, perante a Nação, as duras medidas para reequilíbrio das contas públicas anunciadas, nos últimos 21 dias de sumiço, pelo ministro da Fazenda Joaquim Levy. Como presidente eleita, dizem, ela teria obrigação de defender as medidas, mesmo que impopulares e contrárias ao que prometeu durante a campanha. O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), diz que os brasileiros assistem “perplexos” o anúncio de medidas para corrigir erros que são de exclusiva responsabilidade do governo de Dilma, e que ela não apareceu para assumir a gravidade da crise .
— Hoje falta coragem a presidente da República para ela mesma, olhando nos olhos dos brasileiros, dizer que as medidas estão sendo tomadas, aumento da carga tributária e supressão de direitos trabalhistas, são consequência dos inúmeros equívocos do seu governo. As responsabilidades sobre essas medidas não podem ser terceirizadas. A responsabilidade pelo que acontece hoje no Brasil é exclusiva da presidente Dilma e do seu governo — cobrou Aécio, em vídeo divulgado hoje.
O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), disse que Dilma “tomou chá de sumiço” e mostrou falta de estofo de estadista. O senador eleito, Ronaldo Caiado (DEM-GO), disse que a coração valente “amarelou” e o presidente da legenda, Agripino Maia (RN), disse que a presidente se esconde por “constrangimento” de negar as propostas com as quais foi eleita.
O democrata Ronaldo Caiado disse também que , enquanto Dilma está sumida e não se pronuncia, o ministro das Minas e Energia , Eduardo Braga, e o diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, dão explicações desencontradas e “batem cabeça” na tentativa de negar o racionamento de energia elétrica.
— A presidente Dilma tem que dar uma explicação geral a Nação, não pode simplesmente se esconder ao longo de 21 dias em que o povo foi bombardeado com notícias ruins. Sei que é uma situação difícil de ser explicada. Mas cadê o coração valente? Amarelou? — criticou Caiado.
O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), disse que a credibilidade de alguém que exerce função da relevância de um presidente da República,especialmente em momentos difíceis da vida de um Pais , depende da lealdade para com os cidadãos e da coragem de explicar com clareza sua visão dos problemas e suas propostas para superá-los.
— Dilma esquivou-se de fazê- lo na campanha e ,na Presidência, tomou chá de sumiço quando chegou a hora da verdade: decididamente não tem estofo de estadista — comentou Nunes Ferreira.
O presidente do Democratas, Agripino Maia, disse que todo líder tem de assumir posições, mas a presidente Dilma não está vindo a público desde que o pacote de aumento de impostos e corte de benefícios trabalhistas foi anunciado “por constrangimento da quebra da palavra”. Ele que Dilma assumiu uma posição “escapista” e está delegando a Joaquim Levy, que não foi eleito para isso, tomar as decisões que acha que deve, independente das propostas apresentadas ao eleitor que lhe deu o voto acreditando nelas.
— Tudo que Dilma não é, é coração valente. Isso é tão verdade como a vaca tossir. Desaparecendo, ela está negando a capacidade de liderar o País. Um líder de verdade, ao invés de se esconder por quase um mês, assumiria as posições e as defenderia. Dilma está transferindo o governo para terceiros — disse Agripino.
Líderes e parlamentares da base governista e do PT foram procurados, mas preferiram não comentar o sumiço da presidente Dilma nesse momento político delicado.

Última chance para aprender o novo acordo ortográfico

Em 2009, um dos principais assuntos entre os linguistas e estudantes brasileiros era o novo acordo ortográfico que passaria a entrar em vigor naquele ano. A medida firmada entre a comunidade de países de língua portuguesa tem como objetivo promover a união e proximidade entre os falantes desse idioma. Como previsto quando o acordo foi aprovado, os países têm um período de adaptação às normas. E nesta virada do ano, começa a contagem regressiva para o fim desse tempo de transição, que acaba no dia 31 de dezembro de 2015. Entre as novas regras, estão a volta das letras K, W e Y ao alfabeto brasileiro, o fim da trema e do acento circunflexo em palavras como “veem” e “voo”. Você já reaprendeu tudo? Confira as mudanças na galeria.

Em 2009, um dos principais assuntos entre os linguistas e estudantes brasileiros era o novo acordo ortográfico que passaria a entrar em vigor naquele ano. A medida firmada entre a comunidade de países de língua portuguesa tem como objetivo promover a união e proximidade entre os falantes desse idioma. Como previsto quando o acordo foi aprovado, os países têm um período de adaptação às normas. E nesta virada do ano, começa a contagem regressiva para o fim desse tempo de transição, que acaba no dia 31 de dezembro de 2015. Entre as novas regras, estão a volta das letras K, W e Y ao alfabeto brasileiro, o fim da trema e do acento circunflexo em palavras como “veem” e “voo”. Você já reaprendeu tudo? Confira as mudanças na galeria.

Os erros mais comuns de quem teve a redação anulada no Enem

Mais de meio milhão de estudantes que prestaram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) em 2014 tiveram suas redações anuladas, segundo dados do Ministério da Educação. No ano passado, 106,7 mil candidatos tiraram nota zero nesta etapa.
Os resultados individuais da prova devem ser divulgados até o final do dia. A demora para a divulgação das notas encheu as redes sociais de memes na tarde desta terça-feira.
Estudantes chegam para o Enem em Brasília: com medo de atraso jovens fizeram fila
A redação corresponde a 20% da nota final do Enem e, por isso, é considerada por especialistas como uma das etapas decisivas para o desempenho final do aluno. 
Na edição 2014, apenas 250 candidatos obtiveram a nota máxima na etapa, que vale 1.000. Veja o desempenho dos estudantes: 
Nota - Número de candidatos
Nota 0 - 529.374
Até 300 - 654.971
Entre 301 e 400 - 1.105.672
Entre 401 e 500 - 1.162.526
Entre 501 e 600 - 1.515.007
Entre 601 e 700 - 707.095
Entre 701 e 800 - 370.428
Entre 801 e 900 - 112.522
Entre 901 e 999 - 35.719
Nota 1000 - 250


Entre os alunos que tiveram suas provas anuladas, a causa mais comum foi a fuga do tema. Mais de 200 mil candidatos receberam nota zero por este motivo. Veja os erros mais comuns:

Motivos para anulação - Número de candidatos

Fuga ao tema - 217.339
Cópia de texto motivador - 13.039
Texto insuficiente - 7.824
Não atendimento ao tipo textual - 4.444
Parte desconectada - 3.362
Outros motivos - 1.508
Fere direitos humanos - 955

Os candidatos que concluíram o Ensino Médio em 2014 tiveram um desempenho melhor que os concluintes do ano anterior nas provas de Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Ciências da Natureza. Em Matemática e Redação, as notas médias foram mais baixas do que em 2013. Veja o desempenho dos candidatos no ENEM 2014 em cada prova: 

Ciências Humanas e suas Tecnologias (CH) 
Desempenho mínimo: 324,8 
Desempenho máximo: 862,1 
Média: 546,5

Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CN) 
Desempenho mínimo: 330,6 
Desempenho máximo: 876,4 
Média: 482,2

Linguagens e Códigos e suas Tecnologias (LC) 
Desempenho mínimo: 306,2 
Desempenho máximo: 814,2 
Média: 507,9

Matemática e suas Tecnologias (MT) 
Desempenho mínimo: 318,5 
Desempenho máximo: 973,6 
Média: 473,5

Mais de 8,7 milhões de pessoas se inscreveram no Enem 2014, mas apenas 6.193.564 compareceram nos dois dias de prova. Como em outras edições, nesta, também houve denúncia de vazamento da prova. 
Pouco mais de uma hora antes do início do segundo dia de provas do Enem 2014, Jomásio Barros, de 17 anos, divulgou, por meio de sua conta do Facebook, uma tela do WhatsApp com o tema de redação do exame. A postagem foi feita às 10h47 (11h47 no horário de Brasília). O exame começou às 13h (horário de Brasília) em todo o país. A Polícia Federal confirmou o vazamento.

Aluno de particular pode ter passe livre

Técnicos da São Paulo Transporte (SPTrans), empresa da Prefeitura que gerencia a rede de ônibus da capital paulista, estão fazendo contas para tentar estender o passe livre estudantil a alunos da rede privada, incluindo estudantes universitários.
A medida é reivindicação de cinco entidades representativas do movimento estudantil, incluindo a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Estadual dos Estudantes (UEE), que apresentaram nesta quinta-feira, 15, uma carta com dez propostas para o transporte ao prefeito Fernando Haddad (PT). Essas entidades apoiaram o ato do Movimento Passe Livre (MPL) contra o aumento da tarifa de ônibus para R$ 3,50, ocorrido na semana passada. E estarão no protesto marcado para hoje, a partir das 17 horas, no segundo protesto contra a tarifa, com concentração na Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, perto da Rua da Consolação.
A expectativa é de que o aumento do benefício possa desidratar as passeatas do MPL. Na semana passada, o ato terminou com forte repressão policial e atos de vandalismo. O encontro de Haddad ocorreu depois de um grupo de estudantes acampar na porta da Prefeitura, na manhã desta quinta-feira - e não estava na agenda oficial do prefeito. 
Em nota oficial, a Prefeitura limitou-se a confirmar a ocorrência do encontro e o recebimento da carta de reivindicações. Na reunião, estavam também os secretários municipais de Transportes, Jilmar Tatto, e de Relações Internacionais e Federativas, Leonardo Barchini. 
“A gente concorda, em perspectiva, com a redução da tarifa (bandeira do MPL), mas optou em construir uma jornada de luta própria, pelo passe livre estudantil. Somos uma entidade representativa dos estudantes”, disse a estudante de Economia da PUC Carina Vitral, de 26 anos, presidente da UEE.
Irrestrito. Além de estender o benefício do passe livre estudantil para a rede privada, as propostas em análise incluem também suspender a regra que restringe o passe livre a estudantes que moram a até um quilômetro da escola e aumentar para 31 cotas de viagens por mês - pelas regras da Prefeitura, são 28 cotas. Mas os alunos querem que o passe livre seja irrestrito para estudantes.
As propostas estudantis também serão encaminhadas para o governo do Estado, responsável pelo gerenciamento do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Um acampamento, como o que foi montado nesta quinta na frente da Prefeitura, também deverá ser montado no Palácio dos Bandeirantes.
Estado procurou, na noite desta quinta, os representantes do Movimento Passe Livre para repercutir os novos estudos e as ações do movimento estudantil, mas ninguém foi localizado. 

O que os países ricos estão fazendo para melhorar a educação?

Estudo analisou 450 iniciativas de 34 países para melhorar educação
Um estudo inédito divulgado nesta segunda-feira pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) analisa mais de 450 iniciativas implementadas por 34 países com o objetivo de aperfeiçoar seus sistemas educacionais.
A mudança mais popular no grupo, que reúne majoritariamente países ricos e não inclui o Brasil, diz respeito à preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, voltado principalmente para o ensino profissional e técnico.
Este tipo de mudança tem forte impacto, segundo especialistas, na produtividade dos trabalhadores - o que colabora para fortalecer a economia dos países.
A segunda reforma mais popular envolveu melhorias no ambiente escolar, com foco principalmente na preparação de professores.
A OCDE analisou iniciativas adotadas nos últimos sete anos. Segundo a organização, ainda é preciso analisar os resultados da maior parte destas políticas.
Embora os pesquisadores ressaltem que as soluções dizem respeito a cada país e não podem ser simplesmente copiadas para outras realidades, algumas ideias podem fornecer material para o debate geral de como melhorar a educação.
Eis algumas delas compiladas pela BBC Brasil.
1) Mercado de trabalho ou continuidade dos estudos
Quase um terço (29%) das reformas implementadas tiveram como objetivo preparar os estudantes tanto para o mercado de trabalho como para continuar seus estudos. O foco principal foram reformas nos sistemas nacionais de ensino profissional ou técnico.
Portugal, por exemplo, criou uma estratégia com o objetivo de aumentar o número de jovens matriculados no ensino profissional. Os cursos oferecidos são compatíveis com a demanda do mercado de trabalho.
Outra inovação: estão em teste programas de ensino profissional que começam mais cedo, a partir dos 13 anos.
Já a Dinamarca reformou seu sistema de ensino profissional com foco na redução da desistência.
2) Melhorias no ambiente das escolas
Reduzir o número dos alunos por turma, implementar reformas curriculares e, principalmente, capacitar professores foram o objetivo de 24% das reformas analisadas.
A Austrália criou um instituto dedicado apenas ao aprendizado de professores, e a Holanda desenvolveu um programa que visa a atrair os melhores estudantes para faculdades de educação.
Já a França reformulou o conteúdo e a estrutura de seus programas de treinamento de educadores, criando escolas que aliam treinamento prático ao teórico.
3) Garantir qualidade e equidade na educação
As reformas implementadas pelos países da OCDE também tiveram como objetivo implementar políticas para garantir que todos os cidadãos tenham acesso a um nível mínimo de educação, independentemente de circustâncias pessoais ou sociais. Ações deste tipo foram 16% das implementadas.
O Chile, por exemplo, introduziu um sistema que proíbe que a seleção para escolas de ensino fundamental tenha como critério renda ou performance. A regra também limita a possibilidade de as escolas expulsarem alunos com resultados ruins.
Na Nova Zelândia, foram implementadas estratégias para melhorar a educação dos maoris, população nativa que representa cerca de um quarto dos habitantes do país. Entre as iniciativas está um programa para engajar adolescentes com idades entre 14 e 18 anos na área de educação.
Na Inglaterra, um programa concede fundos adicionais às escolas para que elas consigam manter nas classes crianças em risco social. A ideia teve um impacto positivo.
4) Sistemas de avaliação
Sistemas de avaliação são considerados importantes pela OCDE porque apontam áreas em que é preciso melhorar. Implementar essas políticas, que visam a medir os resultados tanto dos alunos quantos das escolas, responderam por 14% das reformas.
No México, um instituto nacional de avaliação ganhou, em 2013, autonomia para desenvolver uma estratégia de acompanhamento válida para todo o país. Padronizar as avaliações facilita a comparação de resultados.
Na Itália, um projeto piloto acabou sendo expandido devido a seu sucesso. O projeto permite que as escolas decidam se serão avaliadas ou não. O processo envolve uma auto-avaliação da escola e uma avaliação externa, que é usada para estabelecer metas. Essas informações são divulgadas publicamente.
5) Reformas de financiamento
Conseguir melhorar as formas de financiar os sistemas de educação é um dos grandes desafios das escolas. Incrementar o financiamento foi o objetivo principal de 12% das medidas avaliadas.
Nos EUA, teve início em 2009 o programa Race to the Top, que atrela o financiamento das escolas à implementação de reformas e inovações na área de educação. Os Estados recebem fundos com base em seus planos para o futuro e também na qualidade dos professores, alunos e escolas. Eles precisam também ter competência para processar dados e informações estatísticas de educação.
Na Alemanha, dentro de um projeto criado para estimular a atividade econômica durante a crise financeira, o governo federal deu apoio a investimentos de Estados e comunidades em educação. Foram destinados 8,7 bilhões de euros (cerca de R$ 26,5 bilhões) a áreas como educação infantil, estrutura escolar e universitária e pesquisa.
6) Governança
A organização do sistema educacional e a definição de uma política nacional de educação foram foco das ações de 9% das reformas.
Ter uma estratégia nacional é importante, de acordo com estudiosos, porque proporciona parâmetros que devem ser seguidos nacionalmente.
Na Dinamarca, uma reforma nas escolas públicas, possibilitada por um acordo que envolveu todos os partidos políticos, foi feita para elevar expectativas, simplificar objetivos curriculares e abrir escolas para as comunidades.
Já a Estônia estabeleceu cinco metas para a educação no país. Entre elas está o uso de tecnologia digital no processo de aprendizado e uma maior correspondência entre o que é ensinado e as necessidades do mercado de trabalho.

Redes sociais para aprender idiomas

Uma internauta aprende inglês na plataforma Italki.
O austríaco Bernhard Niesner e o suíço Adrian Hilti se conheceram em 2007 quando faziam MBA no Instituto de Empresa de Madri. Juntos redigiram um projeto de final de mestrado que, anos mais tarde, converteu-se na maior rede social de aprendizagem de idiomas do mundo, com 50 milhões de usuários registrados em mais de 200 países. A obsessão de Niesner era simplificar a forma de aprender uma língua. O resultado ganhou o nome de Busuu.com.
Seu conhecimento das técnicas de marketing e o princípio básico de diferenciar-se da concorrência talvez tenha sido o que os levou a escolher esse nome para seu site. O busuu é uma língua africana falada por apenas oito pessoas e em perigo de extinção. Aos 12 idiomas que podem ser aprendidos gratuitamente (inglês, alemão, espanhol, francês, italiano, português, russo, mandarim, japonês, árabe, polonês e turco) soma-se o busuu. Tirando o aspecto exótico de seu nome, essa plataforma, lançada em 2008, funciona de maneira muito semelhante ao Facebook: o usuário se registra, envia convites de amizade e cria grupos para trocar correções de textos, traduções ou simplesmente para praticar uma língua com pessoas que a falam como seu idioma materno.
O Busuu.com tem por volta de 40.000 usuários únicos por dia. “As vantagens de aprender online são infinitas: está disponível 24 horas por dia e pode ser usado de casa ou dentro do ônibus. Não existe horário de abertura”. Outro dos benefícios, explica Niesner, é a aprendizagem colaborativa. Os usuários também corrigem textos de outros alunos e por isso não são só estudantes, mas tutores de seu próprio idioma. “Ao ajudar outra pessoa, perde-se a vergonha e o medo de aprender”. A conversação poder ser via webcam, áudio ou somente por texto através de um chat.
Nesta página da Internet, aproximadamente 30.000 textos são corrigidos diariamente por usuários de diferentes partes do mundo. “Acontece como na Wikipédia, existem pessoas que corrigiram centenas de textos somente por paixão”. O Busuu.com está crescendo em países emergentes como o Brasil, a Rússia ou a China.
Uma pessoa gasta 3.044 reais em média por mês ao longo de sua vida para aprender um idioma, de acordo com uma pesquisa que Niesner e seu sócio Hilti realizaram durante seus anos na Espanha. “A vantagem dessa rede social é que pode-se ir subindo de nível sem pagar. Só é preciso predisposição e tempo”, ressalta o empreendedor austríaco por telefone, de Londres, onde se encontra sua sede na qual trabalham 30 funcionários. Tanto através da web como do aplicativo (disponível para Android e Apple), é possível acessar lições interativas gratuitas, exames ou testes de compreensão de leitura que abrangem desde o nível A1 até o B2 (segundo o Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas).
Além dos conteúdos gratuitos, a inscrição em uma conta Premium oferece unidades temáticas específicas (de gramática ou vocabulário), vídeos e um acesso a um software de inteligência artificial que detecta os erros e pontos frágeis do usuário e propõe exercícios personalizados. O preço por uma inscrição de dois anos está por volta de 6 euros (18 reais) por mês.
O Busuu.com está crescendo em países emergentes como o Brasil, a Rússia ou a China
Como toda a rede social, o Busuu.com também tem alguns inconvenientes. Para Marta Pàmies, catalã de 49 anos, alguns só a utilizam para paquerar. “É preciso ser crítico ao escolher seus amigos e, se perceber que eles não corrigem textos ou que não se preocupam com sua forma de falar, é melhor retirá-los de sua lista”. Essa trabalhadora social utiliza o site há mais de dois anos para melhorar seu inglês e começar a aprender francês.
Uma das grandes dificuldades para aprender um idioma é a fluidez, aprender a falar de maneira espontânea. Christine Appel, diretora do eLearn Center da Universidade Oberta da Catalunha (UOC), defende que um dos benefícios das plataformas online que dispõem de ferramentas que permitem ao usuário gravar as conversações é conseguir identificar os próprios erros. “O poder de escutar a si mesmo é enorme; o impacto para não repeti-los”. Outra virtude é que permite a cada um estudar no seu ritmo e parar os vídeos ou os áudios quantas vezes quiser.

O Airbnb dos professores de idiomas

Kevin Chen, co-fundador do Italki, define sua plataforma como o Airbnb dos professores de idiomas. Lançada em 2007 e com sede em Xangai, esse site coloca os usuários em contato com cerca de 5.000 docentes de 100 línguas diferente tanto com graduação universitária como sem ela (estes são chamados de community teachers). Como no Busuu.com, a registro é gratuito, mas cada professor fixa um preço, que está por volta de 27 reais por hora. “Depende do idioma, o francês geralmente é mais caro que o chinês”, diz Chen, norte-americano que abandonou Washington DC para montar esse site com um sócio chinês. O Italki não disponibiliza unidades didáticas, mas uma rede de mais de um milhão e meio de usuários para praticar idiomas gratuitamente, através do Skype.
Chen também é um apaixonado pelo aprendizado de línguas. “Estudei francês durante dez anos nos Estados Unidos e não era capaz de falá-lo. Em todo esse tempo nunca tive uma conversação com um francês. Quando cheguei na China, em dois anos já era capaz de me comunicar. A chave para aprender é manter diálogos reais com nativos”, explica.
Além dos contatos, o Italki oferece artigos disponibilizados pelos professores, como os erros típicos cometidos pelas diferentes nacionalidades. É possível também trocar textos com outros perfis para sua correção ou tradução.

Livemocha

Com 16 milhões de usuários registrados, essa rede social permite entrar em contato com nativos e praticar 35 idiomas. Nesse site, os usuários falam entre eles, corrigem exercícios ou criam mini lições. Tudo gratuitamente. Diferentemente de outros lugares, o Livemocha aposta na gamificação (aprender brincando). É possível ganhar pontos corrigindo os exercícios de outros ou ajudando com revisões de textos e traduções. Esses pontos podem ser trocados pelo acesso às lições pagas. É tão simples como criar um perfil, especificar que idioma fala e quais quer aprender.

Fuvest divulga lista de livros obrigatórios para vestibular 2016

A Fuvest, responsável pela elaboração e realização do exame de ingresso na Universidade de São Paulo (USP), divulgou nesta quinta-feira, 22, a relação de livros obrigatórios para a edição do exame em 2016. As obras são as mesmas do último vestibular.
Na última edição da prova, 11.057 vagas estão sendo disputadas, além de 120 cadeiras no curso de Medicina da Santa Casa. A lista de aprovados sai em 31 de janeiro. 
Veja a lista de obras:
Viagens na minha terra - Almeida Garrett;
Til - José de Alencar;
Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida;
Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis;
O cortiço - Aluísio Azevedo;
A cidade e as serras - Eça de Queirós;
Vidas secas - Graciliano Ramos;
Capitães da areia - Jorge Amado;
Sentimento do mundo - Carlos Drummond de Andrade.

Em Cingapura, fumante recebe multa de US$15 mil por atirar bitucas pela janela

A cidade de Cingapura multou um fumante em 15.000 dólares norte-americanos (19.800 dólares de Cingapura) por atirar bitucas de cigarro pela janela de seu apartamento, informou a Agência Nacional do Meio-Ambiente, a maior penalidade do tipo já aplicada.
O homem recebeu uma multa de 600 dólares de Cingapura por cada cigarro pelos 33 primeiros delitos e foi obrigado a realizar serviço comunitário pelo 34º, todos cometidos em quatro dias, disse a agência.
O fumante de 38 anos, que foi flagrado pelas câmeras de vigilância, terá que limpar uma área pública durante cinco horas vestindo um colete brilhante com as palavras "Ordem de Trabalho Corretivo".
Vista geral do distrito financeiro da Cidade de Cingapura em novembro do ano passado. 28/11/2014
Vista geral do distrito financeiro da Cidade de Cingapura em novembro do ano passado. 28/11/2014

Cingapura, famosa por sua limpeza, é severa até com delitos menores como poluir vias públicas e vandalismo, e o país proíbe a importação de chicletes, em parte para manter suas vias públicas impecáveis.
A agência declarou em seu site ter instalado câmeras de vigilância em quase 600 locais e realizado 206 ações punitivas contra transgressores por poluição de edifícios em 2014, mas não informou em que andar o infrator vive.

Sisu 2015 bate recorde com registro de 2,58 milhões de inscritos

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O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou até 15h de hoje (22) 2.589.112 inscritos, novo recorde do sistema. O número superou o total de inscritos no Sisu do primeiro semestre de 2014, quando 2.559.987 se inscreveram.
O curso de direito na Universidade Federal Fluminense segue no topo das notas de corte do Sisu, segundo a última relação, divugada esta madrugada. A nota de corte na ampla concorrência é 827,4 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
São consideradas as instituições que ofertam suas vagas integralmente pelo Sisu e que não atribuíram bonificação às notas dos estudantes.
Em seguida, com 821,8 pontos, está o curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
As inscrições terminam às 23h59 de hoje. Para quem ainda não se inscreveu, a recomendação é que não deixe para a última hora. A inscrição é feita pela internet, no portal do Sisu.
O sistema oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Para concorrer, é preciso ter feito o Enem em 2014 e não ter tirado 0 na redação.
Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas em 5.631 cursos. O resultado será divulgado dia 26. Os candidatos que não forem selecionados, poderão ainda participar da lista de espera, de 26 de janeiro a 6 de fevereiro.
Veja a lista das dez maiores notas de corte:
1. Direito na Universidade Federal Fluminense - 827.4
2. Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro - 821.8
3. Engenharia química na Universidade Federal do Rio de Janeiro - 818.93
4. Engenharia Aeronáutica na Universidade Federal de Uberlândia - 814.44
5. Medicina na Universidade Federal de Pernambuco - 810.14
6. Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais - 809.24
7. Medicina na Universidade Federal de Ouro Preto - 807.86
8. Ciências econômicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro - 803.97
9. Medicina na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - 803.96
10. Medicina na Universidade Federal de Uberlândia - 801.78

Estratégia do Facebook deverá passar pela realidade virtual

Óculos de realidade virtual, drones e data centers estão gerando uma profusão de contratações no Facebook que vai aumentar seu quadro de funcionários em até 14 por cento no curto prazo, de acordo com uma análise das ofertas de emprego no site da companhia.


A empresa pretende adicionar cerca de 1.200 novos funcionários, resultado de investimentos agressivos que os executivos disseram que definirão o próximo ano.
A Oculus Rift, fabricante de headsets de realidade virtual que o Facebook adquiriu em um negócio de 2 bilhões de dólares no ano passado, está entre as principais áreas determinadas para crescimento, com 54 vagas de emprego listadas no seu site, de acordo com a análise da listagem, feita pela Reuters.
Entre os cargos que o Facebook precisa preencher para a Oculus, há vagas para gerentes para supervisionar a logística, compras e planejamento da cadeia de fornecimento global – um sinal, dizem alguns analistas, de que o produto está se aproximando da sua fase de lançamento comercial.
O mercado para headsets de realidade virtual ainda é novo. Mas se a realidade virtual decolar no setor de jogos, entretenimento, comunicação ou computação, o Facebook poderá estar no centro da nova plataforma com a Oculus.
O esforço ambicioso do Facebook de construir seus próprios satélites e drones capazes de oferecer serviços de Internet para regiões remotas do mundo é outra área importante para contratações: o Facebook está procurando especialistas em áreas como aviônica, comunicação de rádio frequência e engenharia térmica.
“Somos uma empresa ambiciosa, dirigida por um presidente ambicioso”, disse Sheryl Sandberg, vice-presidente operacional do Facebook em uma entrevista à Reuters. “Nossa rede de usuários está crescendo, nossa empresa também e queremos apoiar isso”, disse, ressaltando que os negócios do Facebook são muito mais amplos hoje do que há alguns anos, com escritórios ao redor do mundo.
As vagas de emprego são direcionadas desde a profissionais de vendas quanto a engenheiros de software para a rede social com 1,35 bilhão de membros.
O rápido crescimento do Facebook acontece no momento em que a empresa se expande para novos mercados e enfrenta a dura concorrência de rivais da web, como o Google, o Grupo Alibaba, e empresas iniciantes bem capitalizadas como a Snapchat.
“Há uma relativa correlação direta entre o investimento deles em pessoas, servidores e infraestrutura e a sua capacidade de se manterem competitivos”, disse o analista Colin Sebastian, da Robert Baird & Co.
O Facebook tinha no final de setembro 8.348 funcionários em tempo integral, muito menos do que os cerca de 55 mil funcionários do Google ou dos aproximadamente 127 mil funcionários da Microsoft. (A Microsoft anunciou no verão do hemisfério norte que pretende cortar 18 mil postos de trabalho.)

Pau de selfie é banido de casas de show no Reino Unido

A O2 Arena, em Londres, a O2 Academy Brixton e a SSE Wembley Arena estão entre as casas de shows do Reino Unido que baniram o pau de selfie por questões de segurança e de saúde. “A O2 Arena não permite pau de selfie dentro da arena por medida de segurança e pelo impacto que causam na visão de outros fãs. Nós apoiamos as selfies, mas, por favor, deixe o pau em casa”, disse um representante da casa, que tem capacidade para 20 mil pessoas e é o maior espaço coberto de shows da Inglaterra.
O grupo Academy Music – que opera e administra 16 casas no Reino Unido, incluindo a O2 Sheperd’s Bush Empire, em Londres, e a O2 Academy, em Birmingham – tomou uma decisão parecida e proibiu a entrada dos acessórios. “A decisão está de acordo com a nossa política já existente, que proíbe filmagens e fotografias com tablets – ou seja, iniciativas que causem qualquer obstrução na visão dos espectadores e, consequente, insatisfação dos demais clientes”, contou um representante à Billboard.
Os paus de selfie – aparatos extensíveis que suportam câmera e celular e permitem que o usuário tire uma foto mais ampla de uma paisagem ou de um grupo – também não são bem-vindos na arena SSE, em Wembley. O representante da empresa administradora, a AEG, disse que “selfies são grande parte da experiência de um show, mas os paus talvez representem a proibição da entrada no local. Nosso conselho é que você não traga o pau de selfie e use o braço”, disse o porta-voz.
A decisão das casas de shows na Inglaterra sobre o pau de selfie inclui uma série de arenas de esportes e futebol, incluindo o Old Trafford, casa do Manchester United; o Etihad Stadium, do Manchester City; o Emirates Stadium, do Arsenal; e o White Hart Lane, do Tottenham Hotspur.

Este app pode ajudar você a fingir que está namorando

Um app lançado na terça-feira (20) romete dar o que falar. Ele permite que o usuário simule que está namorando alguém. Para isso, o aplicativo fornece mensagens de texto, de voz e até selfies falsas, mas realistas. 
Invisível: novo app fornece mensagens e até fotos falsas para quem quer simular um relacionamento
Invisível: novo app fornece mensagens e até fotos falsas para quem quer simular um relacionamento

Disponível apenas nos Estados Unidos e Canadá, a novidade conta com versões para quem busca namoradas (Invisible Girlfriend) e para quem procura namorados (Invisble Boyfriend). O app foi criado por uma startup baseada na cidade americana de Saint Louis.
Entre outros recursos, o aplicativo possibilita ao usuário até mesmo conversar em tempo real com o namorado(a) invisível. Entretanto, os criadores do app preferem não revelar muitos detalhes sobre a tecnologia por trás da novidade.
"Em muitos casos, há uma pessoa de verdade respondendo às mensagens", se limitou a dizer em entrevista ao site BetaBeat Matthew Homann, um dos inventores da ferramenta.
Público-alvo: Segundo os criadores, o aplicativo tem um público-alvo amplo. Ele abrange de soldados em campos de batalha que não tenham namoradas a pessoas que sejam vítimas de assédio indesejado por parte de colegas de trabalho.
É claro que tudo isso não sai de graça. "Nosso serviço inaugural custa 24,99 dólares e inclui o envio de 100 mensagens de texto, 10 de voz e 1 nota escrita à mão", revelou o também criador do app Kyle Tabor na entrevista ao BetaBeat.
No site do app, pessoas comuns podem enviar fotos. Elas serão usadas na confecção de selfies dos usuários com seus respectivos namorados invisíveis.
Em troca, quem tem a foto usada em um dos falsos selfies recebe uma blusa com a inscrição "Eu sou o namorado(a) invisível de alguém". Dá para acreditar?