Dados divulgados pela consultoria comScore mostram o que os usuários brasileiros de redes sociais já imaginavam há algum tempo: o Facebook se tornou a mídia social de maior audiência no país, ultrapassando o Orkut, durante o mês de dezembro de 2011. “O crescimento acelerado do Facebook começou no Brasil quando a plataforma foi traduzida para o português, em 2008. E esse crescimento deve continuar em 2012, puxado pela região sudeste”, afirma Leandro Kenski, CEO da Media Factory, agência especializada em marketing digital.
Segundo a pesquisa, o Facebook atraiu 36,1 milhões de visitantes durante o período, superando os 34,4 milhões registrados pela rede social do Google.
O acesso ao Facebook praticamente triplicou em relação ao número de dezembro de 2010, que era de 12,4 milhões de visitantes, representando um crescimento de 191% no período. No final de 2010, o Orkut tinha 32,7 milhões de visitantes, tendo crescido apenas 5,1% no último ano.
A faixa etária com maior participação no Facebook é a 25 a 34 anos. “Isso é interessante, porque são pessoas com poder de compra”, explica Leandro Kenski, acrescentando também que a publicidade nessa rede traz resultados muito interessantes para as marcas por causa da sua segmentação fácil e pagamento por cliques.
A terceira rede social mais acessada no Brasil é o Windows Live, que fechou 2011 com 13,3 milhões de visitantes, um crescimento de 13% em relação aos 11,8 milhões do final de 2010.
Em quarto lugar está o Twitter, com 12,5 milhões de visitantes no final de 2011. O microblog teve audiência 40% maior em relação ao mesmo mês de 2010.
O quinto lugar é do Vostu, cuja audiência foi multiplicada por quatro em 2011, para 4,9 milhões de visitantes.
O Google Plus, rede social lançada em junho do ano passado pelo Google, que também é dono do Orkut, fechou 2011 com 4,3 milhões de visitantes, em sexto lugar no ranking.