GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Outubro Rosa: Prefeitura de Caraguatatuba continua com mutirão de mamografia

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou o mutirão de mamografia, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no último sábado (21). O mutirão faz parte da campanha do Outubro Rosa, de prevenção e combate ao câncer de mama e de incentivo aos cuidados com a saúde da mulher.


Das 100 pessoas agendadas, compareceram 71 mulheres. Outras 21 pessoas foram atendidas sem agendamento. Foram 92 atendimentos, sendo cinco de pessoas até 40 anos; 28 até 49 anos; 28 até 59 anos e 31 pessoas acima dos 60 anos.

No sábado (11/11), serão realizados mutirões de mamografia com 100 pacientes previamente agendadas pela UBS de referência, com a possibilidade de encaixe para pacientes sem encaminhamento. Também serão realizados no CEM, nos dias 25 de novembro e 9 de dezembro.

Além disso, haverá em todas as unidades, equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) que intensificarão as coletas de exames de Papanicolau (preventivo), junto a orientações sobre o autoexame das mamas.

A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, fez seu exame durante o mutirão e alertou para os cuidados com a saúde das mulheres. “A saúde deve ser nossa principal preocupação. Temos diversas tarefas durante o dia a dia que é muito corrido. Mas não podemos nos descuidar. A mamografia é fundamental para o diagnostico rápido do câncer de mama, que quanto mais cedo é detectado, maior a possibilidade de cura”, afirmou.

Para realizar a mamografia, a munícipe deve ir até a Unidade Básica de Saúde referência de sua região e solicitar o exame, que leva no máximo um mês para ser realizado, após o agendamento.

Nenhum comentário: