GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

1º Fórum encerrou atividades da 2º Semana de Segurança Alimentar

A 2ª Semana de Segurança Alimentar encerrou no sábado (21/10) com o 1º Fórum de Segurança Alimentar. O evento, realizado no auditório da FUNDACC, abordou diversos assuntos voltados à discussão de políticas públicas como ferramenta para o desenvolvimento municipal.

O funcionário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cesar El Pharro Costa palestrou sobre hortas domésticas na agricultura familiar e ensinou como ter em casa uma horta de qualidade sem gastar muito.

“A falta de espaço não é motivo para não ter a horta em casa, e sim, uma boa maneira de economizar na compra de alimentos e, ao mesmo tempo, consumir frutas, verduras, legumes e temperos mais saudáveis, sem agrotóxicos”, afirmou ele.


Técnicos da ONG Casa da Criança de Taubaté falaram sobre Aleitamento Materno e o programa Banco de Leite Humano, o primeiro mantido e vinculado a uma entidade assistencial filantrópica.

A enfermeira Fernanda Muassab Fernandes explicou que o programa desenvolve a prestação de serviços adequados para o atendimento ambulatorial às gestantes, nutrizes e recém-nascidos, por meio de orientações individuais e atividades em grupo.

“Também realizamos recepção, consultas médicas, laboratório de análise do leite, estocagem, coleta e processamento do leite materno e seu envio às UTIs Neonatais de Taubaté e de Pindamonhangaba”, disse.

O Fórum encerrou com a palestra do agrônomo Dr. Marcos Roberto Furlan, com o tema “Alimentação do Campo a Mesa”, abordando os diversos tipos de legumes; a importância dos alimentos orgânicos e como reconhecê-los e o princípio ativo de alguns alimentos.

O evento também contou com a apresentação do grupo musical da Casa Beija Flor e do grupo de dança Geração Futuro.

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, disse ser um momento especial, já que a última semana foi realizada em 2007. “É uma honra poder retomar essas atividades e levar tanto conhecimento à população”, destacou.

“Caraguatatuba não é só turismo, é também uma cidade agrícola. Temos quase 100 agricultores locais que fornecem para escolas municipais e diversos comércios da cidade”, finalizou o secretário.

A presidente do COMSEA, Benedita Caetano dos Santos, agradeceu a presença de todos e disse que, o Conselho precisa muito da participação da população nas reuniões. “É muito importante ouvirmos as opiniões dos munícipes para realizamos ações efetivas nessa área”, disse.

A 2ª Semana de Segurança Alimentar foi promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e parceria das secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Educação.

Nenhum comentário: