GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Papa: mundo está 'à beira do suicídio', acordo sobre clima deve ser 'agora ou nunca'

A bordo do avião do papa, 30 Nov 2015 (AFP) - O papa Francisco afirmou, nesta segunda-feira, que o aquecimento climático põe o mundo "à beira do suicídio" e que a comunidade internacional reunida na Conferência do Clima de Paris (COP21) deve conseguir um acordo "agora ou nunca".

"Não estou seguro (do resultado da COP21), mas o que posso dizer é que agora ou nunca" se deve atuar diante da mudança climática, declarou aos jornalistas que o acompanhavam no avião papal rumo à capital italiana, após sua viagem à África.

Desde a conferência de Kioto em 1991, "pouco foi cumprido" e "a cada ano, os problemas são mais graves", enquanto tudo parece indicar, "empregando uma palavra forte, que estamos a bordo do suicídio", insistiu o pontífice argentino.

"A quase totalidade daqueles que estão em Paris quer fazer algo. Tenho confiança de que o farão, têm boa vontade e rezo por eles", disse. 

Francisco se comprometeu com a luta contra a mudança climática. Na primavera (boreal) passada, consagrou uma importante encíclica destacando que a degradação climática influencia a vida dos mais pobres ao produzir contaminação, catástrofes naturais, doenças, guerras e migrações.

Para remediá-lo, o papa advoga por uma forma de desacelerar o crescimento (econômico) e uma revolução energética, abandonando completamente as de origem fóssil. 

Em diversas ocasiões, pediu que a COP21 possibilite um acordo que obrigue os países mais ricos a ajudarem técnica e financeiramente os mais pobres para que possam concretizar esta revolução ecológica.

A Santa Sé foi representada na inauguração da conferência pelo cardeal Pietro Parolin, número dois do Vaticano, que deixou a delegação pontifícia na África para viajar a Paris.

Nenhum comentário: