GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

PRB Saúde apresenta principais ideias durante Convenção Especialista será responsável pela coordenação do novo movimento social



Empossado em cerimônia oficial durante a IX Convenção Nacional do PRB, na tarde desta segunda-feira, dia 1º, o sanitarista Paulo André Silva ministrou palestra sobre a estruturação do PRB Saúde. O movimento social será responsável por trabalhar em políticas públicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.

A estrutura básica de cada coordenadoria será constituída de coordenador, vice, secretário e vogal. A ideia é que funcione desta forma em todos os estados da Federação. A partir daí, a equipe pensará estratégias para promover as matrizes operacionais necessárias ao sistema de saúde.
Para o especialista, existem diferenças importantes entre saúde pública e medicina. “O foco da medicina é a doença, o individual. O foco da saúde pública é o povo, a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar”, disse.
Silva explicou que o Sistema Único de Saúde – SUS foi criado em 1988 para suprir as necessidades básicas de toda a população brasileira no atendimento público. A intenção era promover a saúde plena até o ano 2000 – o que não aconteceu. “O Brasil é um país continental, então é preciso pensar na divisão geopolítica, no clima e em diversos fatores. Há locais em que a atenção é diferenciada para cada tipo de problema. Os conselhos de saúde existem, mas ainda não funcionam da forma que deve ser”, destacou.

Nenhum comentário: