GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Romântico assumido, cantor José Augusto diz que ainda recebe propostas indecentes e confessa um novo amor aos 58 anos


José Augusto: “As pessoas querem é ser amadas, ser felizes. É pra isso que a gente está aqui” 
Só de "Evidências", foram ao menos 130 regravações, de Chitãozinho & Xororó a Ray Conniff. E algumas das mais de 300 composições de José Augusto volta e meia tornam a embalar um novo casal apaixonado de novela. Desta vez, "Estória de nós dois" é tema de Tufão (Murilo Benício) e Monalisa (Heloísa Périssé), em "Avenida Brasil". Com quase 60 anos de idade e 40 de carreira, ele tem uma explicação, simples, para sua música estar sempre em voga: "É que o amor não cai em desuso". Agora, aguenta, coração...
Desde 2008, você não lançava um disco. O que costuma fazer nesse tempo em que fica afastado da mídia?
Esses intervalos são só para a televisão. Porque todo fim de semana tem show. Então, estou sempre trabalhando. Se não aqui, fora do Brasil. De 2005 a 2008, por exemplo, morei em Miami, aproveitando a minha carreira internacional.
São períodos de reciclagem para você?
Vou te falar: eu gosto! Teve uma época, de 1983 a 1994, mais ou menos, em que eu não podia ir a lugar algum, porque fazia muita TV e era um assédio exagerado. Então, com o tempo, fui fazendo divulgação dos trabalhos com mais cuidado. Confesso que não quero mais viver aquela loucura. Gosto de ir a barzinhos, ao cinema, de andar na rua, ver pessoas. Agora está tão bacana... Viajo, faço meus shows, não parei de trabalhar, mesmo que não apareça na TV.
Mas ainda o reconhecem?
Sim, claro. Mas aquilo de entrar num shopping pra fazer compras e não conseguir, não tem mais. Não é que eu esteja renegando a fama. É legal, lutei por isso. Só que tem uma hora em que você quer viver sua família, estar com seus filhos, sua mulher, seus pais...
Você passou incólume por várias eras da música brasileira: do rock, do pagode, do sertanejo... A que atribui essa força?
É que o amor não cai em desuso. E minhas músicas têm conteúdo; por isso não passam, ficam. Gosto de saber que as modas vêm e vão e, hoje, com 58 anos de idade, olho para trás e vejo uma história sólida, de quatro décadas de carreira. Tenho orgulho de tudo o que fiz! Recebo muita gente no camarim contando que namorou ou se casou com uma canção minha ao fundo...
Suas músicas traduzem também as suas histórias de amor?
Talvez uma só, "Sábado". Numa época em que eu viajava muito, reclamava a ausência da minha família, pensava em quantos sábados eu ia passar longe deles. A inspiração foi essa, pessoal, e depois eu e Paulo Sérgio Valle adaptamos a música para uma temática mais romântica.
Você está casado?
Estou namorando...
O assédio das mulheres ainda é grande?
Mais ou menos... Elas não me rasgam mais, mas ainda me deixam sem graça com propostas indecentes.
Tipo o quê?
Ah, deixa isso pra lá...
Qual a maior loucura de amor que já fez na vida?
Me casar duas vezes. E continuar tentando...
É romântico?
Muito! Todo mundo espera encontrar sua alma gêmea, sua metade da laranja. Já chorei por amor, todo mundo chora. Mas as pessoas querem é ser amadas, ser felizes. É pra isso que a gente está aqui.
O cantor emplaca sua 17ª música em trilhas de novela:
O cantor emplaca sua 17ª música em trilhas de novela: "O amor não cai em desuso" 
E vaidoso?
Já fui mais... Hoje em dia estou um pouquinho relaxado. Estou desesperado com a história da calvície, tentado a fazer implante, mas não sei.
Já fez plástica?
Fiz correção de desvio de septo, que acabou virando plástica. O médico perguntou: "Você quer continuar com esse narigão ou...". E aí eu respondi: "Já que o senhor falou com tanta delicadeza, acho melhor mudar, né?" (risos). E foi assim. Mas, para corrigir rugas, nunca fiz e acho que nem vou fazer. Não há nada em que uma boa maquiagem não dê jeito.
Acha que ficou mais bonito com o passar dos anos?
Me acho melhor hoje. Quando assisto ao "Globo de ouro" no canal Viva, acho estranhão.
Você também tem assistido à reprise de "Barriga de aluguel"?
Às vezes, às 3h30m da madrugada... Em todo lugar que vou, falam da novela ou do "Globo de ouro", impressionante!
Bate nostalgia?
Nostalgia, não. Mas lembro de coisas bacanas daquela época... Quando estreou "Barriga de aluguel", eu tinha um show em Vitória (ES), naquela semana. "Aguenta coração", a música de abertura da novela, não estava no roteiro, e resolvi colocar. Acredita que a multidão cantou a música em coro? Só tinha quatro dias no ar!
Novela divulga música melhor que rádio?
É... Quando você toca em novela é uma coisa de louco. Bastam 30 segundos na TV e, no dia seguinte, está todo mundo comentando, procurando saber. Está sendo assim com "Estória de nós dois", em "Avenida Brasil". Essa deve ser minha 15 trilha sonora, só na Globo.
Você acompanha "Avenida Brasil"?
Ah, é legal demais! Não é porque minha música está ali, não. Gosto do autor (João Emanuel Carneiro), desde "A favorita" (2008). E torço para que Tufão (Murilo Benício) se envolva cada vez mais com Monalisa (Heloísa Périssé). Quanto mais juntos, mais a música vai tocar (risos).
Como "Estória de nós dois" foi parar no horário nobre?
Eu já tinha terminado de gravar o novo DVD, "Na estrada", e recebi um telefonema de alguém da produção, me pedindo para ouvir a composição do Sullivan, que era bonita. Resolvi gravar, e veio a notícia de que entraria mesmo na novela. E aí virou clipe bônus no DVD.
Nesses quase 40 anos de carreira, teve alguma vez em que o coração quase não aguentou?
Teve! Algumas vezes... Quando cantei com a Dionne Warwick e com o Roberto Carlos, por exemplo. Foi emoção demais... Ela canta muito, né? E ele... quando cantei com ele no Maracanãzinho, achei que fosse encontrar um Rei. Mas não. Estive com um cara simples, que me ofereceu bala Halls e me recebeu super bem no palco dele. Muito mais que um ídolo, Roberto é o cara!
E qual foi o pior momento?
Foi em 1994, quando me separei, tive um problema sério na voz e logo depois perdi meu pai. Não sabia se estava separado, doente ou órfão. E foi uma reclusão. Bateu a depressão, fui a psicólogo, psiquiatra... Tomei remédio por um tempo, fora os anti-inflamatórios, por causa da voz. Foi o pior momento da minha vida. Envolveu o lado pessoal, o profissional e o emotivo. Pirei!
E hoje, como está a vida?
Boa! Canto por prazer... Faço uma média de dez, 12 shows por mês, e está ótimo assim. Quero ter sábado, domingo, ficar em casa sem fazer nada. Trabalhei a vida toda, caramba! Deixa eu ficar na minha um pouquinho (risos)...
José Augusto em trilhas de novela
“Estória de nós dois”
“Avenida Brasil” (2012)
“Coisas do coração”
“Beleza pura” (2008)
“Fantasia”
“Senhora do destino” (2004)
“Por entre os dedos”
“Porto dos milagres” (2001)
“Vida cigana”
“Pícara sonhadora” (2001, SBT)
“O sole mio”
“Terra nostra” (1999)
“Te amo”
“Torre de Babel” (1998)
“Evidências”
“Pérola negra” (1998, SBT)
“Por eu ter me machucado”
“A indomada” (1997)
“Querer é poder”
“Sonho meu” (com Xuxa, 1993)
“A noite mais linda”
“O mapa da mina” (1993)
“Bate coração”
“De corpo e alma” (1992)
“O passarinho”
“Carrossel (com Trem da Alegria, 1991, SBT)
“Aguenta coração”
“Barriga de aluguel” (1990)
“Eu e você”
“Tieta” (1989)
“De igual pra igual”
“Bebê a bordo” (1988)
“Quem nega a luz na sombra vai morrer”
“Anjo mau” (1976)

Nenhum comentário: