GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Bola Preta anima carnaval no Rio sob calor de mais de 30 graus

Coelhinhas, bailarinas, punks, abelhas e perucas coloridas sobressaíam-se entre a multidão de fantasias de bolinhas pretas na  manhã deste sábado (18) no centro do Rio, no mais tradicional e repleto bloco de rua carioca, O Cordão da Bola Preta. Devido ao forte calor de mais de 30 graus Celsius (ºC), a maioria optou por roupas leves e curtas, sobretudo, os homens cujas sainhas e sutiãs eram mais ousados que os das foliãs.

A concentração começou às 8h. Às 10h, quando o bloco saiu, a Avenida Rio Branco estava tomada de pessoas sambando e cantando marchinhas. Pela segunda vez no carnaval carioca, a paraense Rosiclea Margalha disse que o Bola Preta foi tão marcante no ano passado que este ano ela trouxe a filha e a irmã.

“Foi emocionante. É um carnaval muito nostálgico. A gente lembra da infância, das músicas daquela época e se arrepia. Ano passado viemos eu, meu marido e meus cunhados. E este ano trouxemos o resto da família”, disse a fisioterapeuta, com um vestido branco de poá preto, estampa idêntica a do restante dos parentes.

Para Sidney Souza de Assunção, este é o sétimo ano no Bola Preta. Precavido, trouxe uma caixa de isopor com rodinhas, carregado de bebidas para ele e os amigos. “São mais de dez engradados de cerveja. Dá para este e os outros blocos para onde iremos depois. Ainda não sei qual. Na hora a gente vê”, disse o jovem coberto por uma espessa barba e peruca preta, numa mescla entre o chefe da Al Qaeda Osama Bin Laden e o Brutus, o algoz do Popeye.

O secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, garantiu que a prefeitura se preparou para receber cerca de 2 milhões de pessoas no bloco, com centenas de garis e banheiros químicos. “A Bola Preta talvez seja o maior desafio de logística do carnaval. E acredito que irá arrastar mais de 2 milhões de foliões e bater o recorde em número de pessoas no mundo inteiro. São mais de 500 garis da Comlurb [Companhia Municipal de Limpeza Urbana] espalhados por toda a [Avenida] Rio Branco, além da última ala do bloco que é composta pelos garis, que vão fazendo a limpeza à medida que o bloco avança”, explicou Osório.

Moradora de Bangu, zona oeste, Renata da Silva de Mattos aprovou a organização do bloco. Na fila para um dos banheiros químicos com a filha Yasmim de 2 anos, a dona de casa disse que pretende voltar no ano que vem. “Como não estou trabalhando este ano, aproveitei a oportunidade e vim conhecer. Gostei muito”.

O Cordão do Bola Preta foi fundado em 1918. Suas cores são o Branco e o Preto, e o uniforme oficial é qualquer roupa branca com bolinhas pretas. O bloco toca apenas marchinhas, a última delas é a Cidade Maravilhosa, composta por André Filho em 1935.

Nenhum comentário: