GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Como tratar alergia a cosméticos e maquiagens


Cosméticos e maquiagens podem provocar reações alérgicas quando a pele apresenta intolerância a alguma substância do produto. Além disso, as maquiagens são de fácil contaminação, o que aumenta a chance de surgir coceiras, inchaço, vermelhidão e pinicação.

O que fazer quando as reações aparecem?
A primeira coisa a fazer é suspender o uso do produto, como aconselha a farmacêutica bioquímica e cosmetóloga Joyce Rodrigues. “Pode-se fazer limpeza e compressas com soro fisiológico ou água boricada”. Quando são reações leves, a farmacêutica garante que as reações tendem a desaparecer em dois ou três dias. Já nos casos mais severos, deve-se procurar um médico.

Cuidados necessários
Na maioria dos casos, “não tem como saber se a utilização de determinado produto irá ou não surtir reação alérgica”, lembra a farmacêutica. Mas alguns cuidados podem ser tomados para reduzir os riscos:
• Se já possui tendência a reações alérgicas, opte sempre por produtos hipoalergênicos;
• Armazene as maquiagens em local apropriado, longe de contaminações;
• Evite emprestar a maquiagem para outras pessoas, o mesmo serve para o uso dos produtos alheios;
• Não utilize maquiagem todos os dias, pois algumas reações surgem com a frequência do uso;
• Mantenha a pele limpa, isto é,  sem produtos, sempre que possível.

Produtos antialérgicos
Os produtos hipoalergênicos são formulados visando diminuir os agentes que podem causar irritações, como conservantes, corantes e fragrâncias. Esses produtos também podem causar reações alérgicas, mas a sua utilização minimiza os riscos de intolerância.

Nenhum comentário: