GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Qualidade da água do Juqueriquerê manteve-se razoável, diz entidade ambiental

Constatação foi feita entre o verão e o inverno de 2010 e será apresentada em evento realizado na próxima segunda-feira, no bairro do Porto Novo

O diagnóstico socioambiental, elaborado pelo Instituto Supereco fez uma análise do real impacto nas águas provenientes das edificações localizadas em Áreas de Preservação Permanente (APP) do Rio Juqueriquerê – um dos principais da Cidade. Além dos dados sobre a qualidade da água do Rio, o Instituto também foi em busca de um levantamento da situação socioambiental e sanitária dos bairros do Porto Novo, Morro do Algodão e Barranco Alto, todos na Região Sul de Caraguatatuba.
Para a apresentação de todo o diagnóstico e o reforço de um compromisso para as ações futuras em benefício do rio, um evento que reunirá cerca de 100 pessoas está programado para a próxima segunda-feira, a partir das 10h30 no Cief Maria Aparecida Ujio, no Porto Novo.
A programação contará com a participação de representantes da Cetesb, da Sabesp, Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, além de membros da comunidade e alunos da rede municipal de ensino que participarão de oficinas, dinâmicas e atividades socioeducativas. “O objetivo é o compartilhamento de saberes mais do que a mera transmissão de resultados do projeto, com a educação ambiental como carro-chefe do processo para transformações mais aprofundadas”, disse Andrea Bossi, educadora da ONG.
De acordo com a educadora, para chegar-se a um resultado final, foram necessárias a aplicação de um questionário estruturado especificamente para este diagnóstico, aplicado a cerca de 800 pessoas, responsáveis pelas edificações, residências e marinas no entorno do rio. A Cetesb também realizou uma campanha de analise de água em 8 pontos do curso do Juqueriquerê.
“Depois de tudo isso feito, apuramos que apesar da maior parte das edificações ainda não estarem conectadas à rede pública de coleta de esgoto, esse quadro está mudando com a ampliação da rede. Por isso, os casos que merecem maior atenção estão os efluentes domésticos destinados a sumidouros, fossas negras, valões ou diretamente ao corpo d’água”, explica Andrea.

Nenhum comentário: