GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

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Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Engenheiro da Central diz que acidente com ônibus não teria afetado sistema de freio de bonde de Santa Teresa

Policiais da 7ª DP (Santa Teresa) estiveram na oficina de bondes em Santa Teresa: peças de veículo acidentado foram recolhidas por peritos do ICCE 
Começou a ser contestada ontem a versão, apresentada pela Secretaria estadual de Transportes, de que uma batida entre o bonde número 10 e um ônibus da Transurb poderia ter prejudicado o sistema de freio do veículo, dando origem ao acidente que deixou cinco mortos e 57 feridos em Santa Teresa. Anteontem, o secretário de Transportes, Júlio Lopes, chegou a sugerir que deveria ser investigado se havia relação entre os dois acidentes.
Para o engenheiro Jorge Saraiva da Rocha, da Central Logística, empresa vinculada à Secretaria de Transportes, é "muito pouco provável" que o ônibus tenha danificado o sistema:
— O sistema de freios fica embaixo do estrado do bonde. Um carro pequeno que tivesse batido poderia atingir alguma peça. Mas não um ônibus, que é alto. Acredito que o que houve foi falta de manutenção.
Na segunda-feira, foi divulgada a informação de que o motorneiro Nelson Correa da Silva, que também morreu no acidente, teria seguido — após a batida do ônibus — até a Estação Carioca, e de lá iria para a oficina de bondes em Santa Teresa. Mas, segundo o governo, não se sabe o motivo de a viagem ter continuado com passageiros.
— É impossível ter danificado o sistema de freio. Não houve nenhuma interrupção no funcionamento do bonde, porque a composição esbarrou levemente no ônibus, como ocorre sempre — disse o presidente do Sindicato dos Ferroviários, Valmir Lemos.
No registro do acidente feito pela polícia, teria acontecido uma pequena avaria na lateral esquerda do ônibus e um pequeno dano no encaixe do balaústre do bonde.
A Secretaria de Transportes informou que não comentaria as informações, pois, em nenhum momento, concluiu algo sobre o acidente.
Xerife das vans
O presidente do Detro, Rogério Onofre, foi designado ontem pelo governador Sérgio Cabral interventor dos bondes de Santa Teresa. De acordo com o governador, a tarefa de Onofre será apresentar uma solução rápida para os problemas do centenário sistema de transporte, cenário da tragédia. Onofre se tornou conhecido por reprimir a circulação irregular de vans no Estado do Rio.
Família indignada
A morte do motorneiro Nelson Correia da Silva, de 57 anos, no acidente em Santa Teresa, é uma ficha que ainda não caiu para os seus familiares. Nelson Júnior, filho do motorneiro, ainda não sabe se vai buscar ajuda na Justiça.
— Estamos todos indignados com o que estamos vendo e ouvindo. Meu pai sempre foi querido por onde passou, nunca se meteu em confusão e assim criou os filhos. A gente não quer dinheiro, confusão, polêmica ou aparecer. A gente só quer que não deturpem a imagem do meu pai — disse Nelson.
Segundo a família, o motorneiro não fazia queixas a respeito do trabalho:
— Ele nunca trouxe os problemas profissionais para casa. Meu pai adorava o que fazia, era dedicado, empolgado e cuidadoso. Gostava de falar sobre os turistas e se empolgava com as palavras em inglês que aprendia com os moradores.

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