GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Município busca legalização das manifestações de cultura imaterial

Um documento de registro da marimba da Congada de São Benedito, exemplo da cultura tradicional de São Sebastião, foi entregue no último dia 12 de julho nas mãos da presidente do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), Fernanda Falbo Bandeira de Mello.
A iniciativa tem como propósito o tombamento de tais manifestações como cultura imaterial pertencente ao município de São Sebastião e vem ao encontro da política da nova diretoria do Condephaat em divulgar e legalizar a cultura imaterial.
A entrega do projeto que pleiteia o registro aconteceu na ocasião do 15° Congresso Nacional de Cultura, dentro do 10° Revelando São Paulo, evento realizado pela organização social Abaçaí Cultura e Arte.
Já no dia 17, no palco Revelando São Paulo, em São José dos Campos, houve apresentações de diversas Congadas, e São Sebastião foi representada pela execução da marimba, instrumento africano utilizado na Congada de São Benedito do bairro de São Francisco, região central sebastianense. O participante da Congada Jacir Lopes Guimarães Júnior foi quem tocou a marimba para a apreciação de todos.
De acordo o assessor da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Reinaldo Santana, o Contrapino, a continuidade dos processos de registro da cultura imaterial de São Sebastião junto a órgãos como o Condephaat e Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) são importantes para a valorização dos grupos de cultura tradicional da cidade. “E o registro os ajudará, principalmente, na busca de apoio financeiro”, completa o assessor.

Nenhum comentário: