BBC leva ao ar hoje reportagem que mostra Teixeira admitindo propina na Fifa, diz jornal
Reprodução/ESPN
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, Ricardo Teixeira, voltou a entrar na mira da emissora pública britânica BBC, uma das mais respeitadas do mundo. Segundo reportagem do jornalista Jamil Chade, publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, a BBC leva ao ar nesta segunda-feira um programa em que revela que Teixeira teria admitido, em audiências a juízes suíços, a existência de pagamento de propina na Fifa.

A investigação foi feita pelo jornalista britânico Andrew Jennings, que foi entrevistado pelo programa Bola da Vez, na ESPN Brasil, no ano passado, e tem uma série de livros publicados sobre os nebulosos bastidores da Fifa.

De acordo com a reportagem da BBC, segundo o Estadão, o cartola ainda teria dito aos juízes que fechou acordo para barrar a publicação dessas informações pelo tribunal da cidade de Zug, na Suíça, no caso ISL. O programa também mostra que o acordo teria passado pelo ex-presidente da Fifa, o brasileiro João Havelange, diante de procuradores que investigavam suspeitas de pagamento de US$ 100 milhões em propinas na entidade máxima do futebol mundial.

O acordo, diz a BBC, teria sido fechado por Teixeira e Havelange com o atual presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, candidato a mais uma reeleição este ano. O conteúdo da atração que a emissora britânica exibirá foi divulgado no domingo pela imprensa norueguesa.

Segundo o Estadão, nem Teixeira nem Havelange teriam aceitado responder à BBC diante das informações obtidas pela emissora.