GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Linguagem humana também surgiu na África

Assim como o Homo sapiens , a linguagem humana surgiu na África e depois se espalhou pelo mundo, afirma estudo do pesquisador Quentin Atkinson, da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia, publicado na edição desta semana da revista “Science”. Com base em um levantamento dos fonemas usados em 504 idiomas ao redor do planeta, Atkinson observou que, quanto mais distante do continente africano, menor é a variedade destas unidades distintas de sons que diferenciam as palavras utilizadas pelas línguas, o que sugere que derivaram de uma origem única em solo africano.
O pesquisador destaca que o padrão do uso de fonemas espelha a queda na diversidade genética das populações humanas a medida que aumenta a distância de sua origem africana. De um modo geral, as áreas do globo que tiveram colonização mais recente incorporaram menos fonemas em suas línguas locais, enquanto aquelas em que a presença humana data de milênios têm idiomas sonoramente mais complexos. Segundo Atkinson, os dialetos que têm mais fonemas estão na África, enquanto os com menos foram localizados na América do Sul e Oceania.

Nenhum comentário: