GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dinossauros enxergavam na penumbra e eram ativos à noite, diz estudo

O esqueleto do pterosauro Ctenochasma elegans: com uma ampla abertura no anel escleral, ele conseguia voar à noite. Divulgação/ Lars Schmitz

NOVA YORK - Alguns dinossauros e outros repteis mesozoicos conseguiam enxergar na penumbra e eram ativos à noite, segundo um estudo do formato dos olhos desses animais, publicado nesta quinta-feira na revista Science. A descoberta desafia a crença de que, devido a restrições energéticas, estes animais só eram ativos durante o dia, deixando a noite para mamíferos menores e mais energeticamente flexíveis.
Os pesquisadores Lars Schmitz e Ryosuke Motani analisaram a estrutura dos olhos das especies — incluindo mamíferos, répteis e pássaros — com padrões de atividades conhecidos — diurno, noturno ou cathemeral (ativo em series ao longo de um ciclo de 24 horas) — e determinaram que o padrão de atividade está relacionado à estrutura do olho: especificamente o comprimento da órbita ocular e diâmetro do anel escleral facilitariam a acuidade visual em diferentes níveis de luz, segundo os pesquisadores.
Os pesquisadores analisaram fósseis de 33 arcossauros mesozoicos e inferiram seus padrões de atividade baseados nas características da estrutura dos olhos. Nesse grupo os três padrões foram encontrados.
Os autores argumentam que, à semelhança dos mamíferos de hoje, os arcossauros mesozoicos tinham vários padrões de atividade que foram moldados pela ecologia.

Nenhum comentário: