GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 7 de março de 2011

‘Não é brinquedo não’: Solange Couto e o desafio da maternidade depois dos 40 anos

 

Quando a cegonha bate à porta, elas gritam para "passar amanhã". Para as mulheres de hoje, o plano de casar, ter filhos e ser feliz tem mudado. Mas somente na ordem das coisas. É que antes vem a carreira profissional, a realização de sonhos e viagens. O casamento e a maternidade podem vir depois, para complementar essa felicidade, e torná-la plena.
A atriz Solange Couto sabe bem que sentimento de plenitude é este, mas misturado com um pouco de surpresa: aos 54 anos ela acaba de descobrir uma gravidez inesperada.
— Estava fazendo exames rotineiros para descobrir porque não conseguia perder peso quando soube que estava grávida de três semanas (agora quase quatro). Já tenho um filho de 36 anos e uma filha de 19. Não planejei e nem sonhava que isso pudesse acontecer. Foi uma surpresa e um presente de papai do céu. Agora é cuidar bem desse bebê — diz a atriz, que está casada há pouco mais de 1 ano com um homem de 24 anos.
Simone Nogueira, ginecologista da Clinica Dale, diz que num caso como esse, a gestante tem mais riscos de desenvolver hipertensão e diabetes, mas nada que não possa ser driblado com um bom acompanhamento:
— Se a mulher tiver boa saúde e fizer exercícios regulares, esses riscos ficam minimizados — garante.
A taróloga Adriana Kastrup sofreu com pressão alta no fim da primeira gravidez, aos 45 anos. Mas reconhece que o cuidado redobrado que precisou ter valeu a pena.
— Eu esperei para ter um filho na hora certa e com o pai certo. Comecei a tentar aos 38 anos. Fiz oito fertilizações in vitro e não consegui engravidar. Há três anos, fui comemorar meu aniversário na Alemanha e engravidei naturalmente. Já tinha até desistido. Recebi meu filho com mais paciência e mais dinheiro — analisa Adriana.
No fim de 2009, a apresentadora Glória Maria adotou duas irmãs biológicas, Laura e Maria. Mas a decisão de ser mãe depois dos 50 anos não foi planejada:
— Passei 3 meses na Bahia cuidando de crianças abandonadas e visitei abrigos. No quinto abrigo a que fui, dei de cara com Maria engatinhando. Ela parou, me olhou, e alguma coisa mudou na minha vida ali. Fui para outras dependências e lá estava Laura, com 22 dias de vida — relembra Glória, destacando que o medo não é só das mais jovens -— Tenho insegurança no dia a dia. E fico me perguntando se estou cuidando delas direito. Amor, não tenho dúvida de que dou.
E amor não é o problema. A ginecologista lembra que a dificuldade de engravidar aos 40 anos é a fertilidade:
— A mulher nasce com um número determinado de óvulos, que vai diminuindo ao longo dos anos. Depois dos 40, restam poucos e as chances de engravidar são pequenas.

Nenhum comentário: