Mais do que um simples cartão de visitas no mundo online, o que os empresários esperam – e podem alcançar – com a internet é o que chamamos de conversão. Ou seja, atrair novos clientes, parceiros ou consumidores para o seu negócio. Estes leads podem fazer isso preenchendo um formulário, solicitando contato ou comprando um produto, por exemplo. Esta é a chave de uma landing page.
Como o próprio nome já diz, a landing page é a página de destino para a qual um lead é encaminhado, seja a partir de uma campanha de Google Adwords, de um banner ou de uma busca orgânica. Ao contrário da Home Page de um site, por exemplo, que apresenta e convida o usuário a navegar em diversas áreas, podemos afirmar que este tipo de página é uma página de conversão pois a sua característica principal é mostrar ao visitante exatamente qual o próximo passo. Ou seja, o que um lead precisa fazer para se tornar um cliente, um parceiro ou um consumidor. A tomada de atitude por parte deste usuário é a chamada conversão. Agora, veja dicas de como construir uma landing page eficiente e atingir conversões:
Seja Claro: Em uma landing page eficiente, uma olhada de cinco segundos é suficiente para identificar qual a sua proposta geral. Para isto recursos visuais e o layout bem aplicados são indispensáveis. Por exemplo, utilize cores que remetam ao seu nicho de atuação.
Seja Objetivo: O objetivo de uma página de conversão é a tomada de atitude por parte do público alvo, então informações demais podem prejudicar esta meta. É necessário expor de forma clara e objetiva os diferenciais e em poucas palavras dizer ao seu possível cliente porque ele precisa do seu produto.
Call to Action: É o call to action que vai finalizar o objetivo de uma landing page, ou seja, é a frase, normalmente destacada em um botão em destaque, que diz claramente ao usuário o que fazer, como “preencha o formulário”, “baixe o arquivo” ou “compre agora”.
Foco no layout: O layout de uma landing page tem de estar de acordo com todos os preceitos listados, ou seja, precisa ser claro. Utilizar elementos visuais direcionados para áreas estratégicas e não poluir o visual da página com informações e elementos é fundamental para não desviar o foco de seu usuário. Elementos como imagens de personagens ou pessoas, por exemplo, serão mais eficientes se estiverem olhando ou apontando para a área de botão ou formulário, sempre destacando o ponto de conversão da página.
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