GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Caraguatatuba busca imunizar cerca de seis mil crianças contra Sarampo e Pólio e promove mais um Dia D no sábado (18)

Cerca de 30% das crianças de 1 a 4 anos e 11 meses, público alvo da Campanha de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo, já foram vacinadas em Caraguatatuba. Desde o último sábado (04/08), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, promove a campanha e segue até o dia 31 de agosto. No sábado (18/08), haverá outro Dia D da campanha em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h, e no Multiação, promovido no Rio do Ouro na Escola Aida de Almeida Castro Graziole, das 9h às 15h.
Até o dia 09/08, 1.722 crianças foram vacinadas contra Sarampo e 1.756 crianças foram imunizadas contra Poliomielite de acordo com dados da Secretaria de Saúde. A expectativa é que sejam vacinadas seis mil crianças desta faixa etária. A vacinação deve ser feita independentemente das vacinas tomadas anteriormente pelas crianças.

Nos dias da semana, todas as UBSs  vacinarão no período da Campanha, no horário de funcionamento das salas de vacinas, exceto UBS Tabatinga.
Pessoas acima dessa faixa etária, interessadas em atualizar a carteira de vacinação, deverão procurar a UBS de referência a qualquer dia para serem avaliadas, não necessitando estar dentro do período da campanha. Caso a pessoa não possua carteira de vacinação, também deverá procurar a unidade  para avaliação. 
Nenhum caso no município
O município não possui nenhum registro de caso de sarampo, porém a Organização Mundial da Saúde (OMS), em comunicado, já alertou sobre o aumento do número de casos da doença no Brasil - em especial nos estados de Roraima e Amazonas, que fazem fronteira com a Venezuela, país que ocupa o primeiro lugar na lista de casos confirmados. Segundo a entidade, o Brasil é o segundo na lista por causa do fluxo de imigrantes venezuelanos atravessando as fronteiras brasileiras.
Em 2016, o continente americano foi o primeiro do mundo a receber o certificado da Organização Pan-Americana de Saúde de que estava livre do sarampo. Entretanto, desde o ano passado o número de casos tem crescido na região: em março eram apenas oito países com notificação da doença, agora já são onze. 
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), no momento o Brasil tem um surto em andamento em Roraima: com 234 casos notificados, 42 deles confirmados (34 venezuelanos e oito brasileiros), com duas mortes registradas (duas crianças venezuelanas), em Boa Vista, capital do estado. Já no estado do Amazonas, quatros casos foram confirmados (todos brasileiros).
Serviço:

Multiação
Escola Aida de Almeida Castro Graziole
Rua Francisco Ribeiro, n. 80 – Rio do Ouro

Nenhum comentário: