A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP), abriu as inscrições para o vestibular 2019 nesta segunda-feira (13). O período se encerra em 14 de setembro.
Os interessados deverão fazer a inscrição por meio da internet, apenas no site www.fuvest.br e pagar a taxa de inscrição de R$ 170, mesmo valor cobrado no vestibular 2018.
Conforme anunciado anteriormente pela Fuvest, agora o processo seletivo adotará inscrições por modalidades de vagas. No ato da inscrição, depois de escolher sua carreira e seu curso, o vestibulando também terá que optar por uma das três opções de ingresso: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).
- AC: vagas para todos os candidatos sem exigência de nenhum pré-requisito;
- EP: vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
- PPI: vagas destinadas aos candidatos e autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.
Para o vestibular 2019, a USP reservará 40% de suas vagas, por curso, para estudantes de escola pública, considerando Fuvest e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), outra forma de ingresso na universidade. Desses 40%, ainda incidem 37,5% de reserva de vagas para PPIs. Com essas alterações, a concessão de bônus deixa de existir.
Vagas
Do total de 8.365 vagas oferecidas pela Fuvest este ano, 6.134 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência, 1.475 vagas para candidatos EP e 756 para PPI.
GE Fuvest 2019
O Guia do Estudante Fuvest 2019 traz os temas que mais caem no vestibular, resumos de livros obrigatórios, simulados de 1ª e 2ª fases e estratégias para os dois exames, incluindo dicas para melhorar sua nota em redação! Compre aqui.
Provas
Em maio, a USP aprovou outras mudanças para a Fuvest. As provas serão aplicadas em duas etapas. A primeira fase, constituída de 90 questões objetivas sobre as disciplinas obrigatórias do ensino médio, acontecerá em 25 de novembro. Já a segunda fase, que teve a diminuição de três para dois dias de provas, será aplicada em 6 e 7 de janeiro de 2019.
No primeiro dia da segunda fase, os candidatos irão enfrentar as questões de português e redação, que permanecem iguais aos vestibulares anteriores. No entanto, no segundo dia haverá disciplinas específicas (ou seja, aquelas exigidas pela carreira escolhida), cuja quantidade aumentou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário