GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Moradores da Região Norte já contam com atendimento 24 horas na UBS Massaguaçu

Moradores da Região Norte de Caraguatatuba não precisam mais se deslocar até o centro da cidade em busca de atendimento 24 horas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Desde o dia 20 de abril, a UBS Masssaguaçu conta com uma equipe preparada para atender todos os pacientes da Região Norte 24 horas por dia.

A partir da inauguração, 523 atendimentos já foram efetivados. Além disso, três pessoas receberam estabilização na própria unidade e tiveram alta, sem ter que realizar a transferência para a Casa de Saúde Stella Maris, que atende os casos de alta complexidade.


A UBS Massaguaçu conta com médico emergencista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnico de raio-x, pediatra 12 horas e ambulância para apoio às transferências em casos mais graves. Além disso, o local conta com uma base do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com ambulância de suporte básico, condutor e um técnico de enfermagem 24 horas.

Segundo a Secretaria de Saúde, a atenção básica também funciona normalmente na UBS Massaguaçu com equipes de PSF, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, farmacêutico, técnico de farmácia e agentes comunitários de saúde. O atendimento de fisioterapia no local recebe incremento de mais um profissional e novos procedimentos de reabilitação.

O médico coordenador do Pronto Atendimento do Massaguaçu, Alexandre Saggioro, avalia que a concretização deste projeto já tem feito toda a diferença para a população do local.

“Este é um projeto inovador, fruto de um sonho de muitos anos. Tenho conversado com a população e estão muito satisfeitos. Agora estamos prontos para atender qualquer eventualidade em emergência assim como a UPA da região Central. Com isso, não há mais necessidade dos moradores da Região Norte irem buscar socorro médico no centro”, explicou.

A nova estrutura também tem sido aprovada pela população, como conta Gabriela Eller, 29 anos, moradora do bairro Jardim Santa Rosa que já foi atendida três vezes pelo Pronto Atendimento do Massaguaçu desde a inauguração.

“Achei muito interessante, porque agora a unidade, além de atender em período integral, também conta com uma farmácia 24 horas. Fui atendida pela doutora Gisele, que foi muito atenciosa. Ela me receitou medicação e agora posso pegar a qualquer hora”, ressaltou a paciente.

Quem também agradeceu o atendimento foi o morador do Massaguaçu, Eraldo Campos.

“Este novo local é de grande importância, pois antes só tínhamos um Postinho. Este atendimento 24 horas facilitou muito. Agora não teremos mais a necessidade de nos deslocarmos até o centro”, afirmou.

Informações à imprensa
Talita Fernanda (tali.fernandasl2@gmail.com)
Jornalista – MTB: 12817







Nenhum comentário: