GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Prefeitura promove conscientização sobre prevenção de câncer de mama para funcionárias públicas

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou uma palestra de conscientização sobre os cuidados com a saúde das mulheres, nesta quinta-feira (19/10), para todas as funcionárias públicas que trabalham no prédio do Paço Municipal.

Na abertura da palestra, a presidente do Fundo Social de Solidariedade,Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, falou sobre a importância de entender a campanha do Outubro Rosa e o apoio familiar.


“Nós mulheres precisamos ter como prioridade os cuidados com a saúde, mesmo com todas as tarefas que realizamos durante o dia. Além disso, o apoio recebido pela família é fundamental para que nós possamos dar continuidade nesses cuidados”, afirmou.

A coordenadora médica, Hebe Teixeira, ministrou a palestra para as funcionárias públicas, mostrou a história do Outubro Rosa e falou sobre o câncer de mama.

De acordo com ela, a doença é um dos tipos mais curáveis na oncologia. “Com um diagnóstico rápido, o câncer de mama tem 100% de chance de cura”, disse a coordenadora.

Hebe Teixeira falou também sobre como prevenir a doença. “A mamografia é a grande forma de prevenção do câncer de mama, pois ela vê a doença antes que o nosso corpo possa nos mostrar sintomas”, ressaltou.

Para realizar a mamografia, a munícipe deve ir até a Unidade Básica de Saúde referência de sua região e solicitar o exame, que leva no máximo um mês para ser realizado, após o agendamento.

Vale lembrar que a Prefeitura de Caraguatatuba está realizando mensalmente um mutirão de mamografia e especialmente em outubro, a ação será realizada duas vezes, nos dias 21 e 28.

A funcionária pública Evanile de Oliveira, classifica como fundamental, a importância que a Prefeitura dá ao cuidado com a saúde das mulheres. “Com certeza somos a maioria aqui e é fantástica a preocupação que o prefeito Aguilar Junior tem com a gente. Hoje nesta palestra eu pude saber de informações muito importantes, que eu nem imaginava e eu com certeza vou começar a cuidar mais da minha saúde”, afirmou.

Nenhum comentário: