GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

CBH-LN cria grupo para acompanhar elaboração de contrato para serviços de saneamento

O Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), em reunião extraordinária realizada hoje (19/10) em Caraguatatuba, aprovou por unanimidade a criação de um grupo de trabalho para acompanhamento das negociações do contrato de serviços de saneamento e definição de uma Agência Reguladora dos serviços na região.
O encontro reuniu os quatro prefeitos da região: Aguilar Junior, de Caraguatatuba; Felipe Augusto, de São Sebastião; Márcio Tenório, de Ilhabela; e Délcio Sato,  prefeito de Ubatuba e preside o CBH-LN.

Também participaram do evento secretários e vereadores dos quatro municípios, além de representantes da Sabesp, atual concessionária dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da região.
Entre os integrantes do CBH-LN, foram consideradas como demandas prioritárias a revisão dos Planos Municipais de Saneamento Básico e a negociação e assinatura de contratos de programas entre prefeituras e concessionárias.
Dados
Durante a reunião, os municípios apresentaram dados sobre o fornecimento dos serviços de saneamento na região, o histórico do crescimento populacional e projeções para as próximas décadas.
Projeções dão conta que a população residencial de Caraguatatuba, de acordo com um cenário, deve chegar a universalização no abastecimento de água somente após o ano de 2030, enquanto São Sebastião em 2040. Ubatuba, em 2040, deve atingir somente 88% da cobertura de água e esgoto.
Atualmente, o abastecimento de água chega a 92% de residências em Caraguatatuba e 72% conta com coleta de esgoto. Em Ubatuba, os dados são de 80% no abastecimento de água e 40% na coleta de esgoto.   
União
Délcio Sato considera o assunto de grande relevância e afirma que tanto Ubatuba quanto os demais municípios do Litoral Norte demonstraram hoje a força da região. “As discussões e debates têm sido muito produtivos, mas hoje, com a criação desse grupo de trabalho, estamos efetivamente em ação”.
O mesmo posicionamento foi colocado pelo prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, que, além de destacar a organização e a união das quatro cidades sobre um mesmo objetivo, também fez severas críticas ao presidente da Sabesp, Jerson Kelman.
O prefeito Aguilar Junior fez considerações positivas a respeito dos funcionários da regional da Sabesp, ressaltando que as equipes que atendem os municípios têm trabalhado da melhor forma possível, com os poucos recursos destinados à região.
Contudo, para ele, é notória a deficiência na estrutura de saneamento e a necessidade de investimentos na área.
“É a partir da reunião realizada hoje que os municípios poderão trabalhar de fato para a universalização do abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. Nossa luta é para que 100% de cada uma das quatro cidades sejam atendidas. Não queremos ter bairros sem água e sem rede de esgoto. E hoje demos um passo muito importante para concretizarmos essa meta”. 

Nenhum comentário: