GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

2ª Semana de Segurança Alimentar esclarece sobre a importância do aleitamento materno

Em continuidade às atividades da 2ª Semana de Segurança Alimentar, a Prefeitura de Caraguatatuba promoveu na tarde desta quarta-feira (18/10), na Praça Cândido Mota, no Centro, diversas ações às gestantes e nutrizes do município.

A coordenadora do evento e nutricionista da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, Fernanda Cardoso Fernandes, enfatiza que a segurança alimentar começa com o aleitamento materno, que é o primeiro alimento que todos recebem na vida. “A participação das mães e muito importante e aguardamos todas no próximo ano novamente”, disse.


coordenadora do Centro de Atendimento Materno Infantil (Ceami), Ana Cláudia Tripac, explicou que o aleitamento materno, além de evitar infecções e alergias no bebê, também é benéfico para as mães, ajudando a prevenir o câncer de mama.

“Até os seis primeiros meses de vida do bebê, é recomendado apenas o leite materno. Água ou chá, não contém todas as vitaminas necessárias, por isto, evite esse tipo de alimentação”, explica Ana Cláudia.

As nutricionistas da Secretaria de Educação esclareceram sobre a introdução de papinhas nas crianças, após os seis meses de vida. “Importante frisar que é a papinha feita em casa e não aquela de mercado, pois esta contém muito sódio”, explicam.

A ação também contou com a apresentação de roda de capoeira e dança de rua das oficinas com crianças e adolescentes da Casa Beija Flor.

Estiverem presentes na Praça do Coreto os secretários de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, e de Saúde, Amauri Toledo.

A programação da 2ª Semana de Segurança Alimentar continua hoje (19/10), às 18h30, no auditório do Centro Universitário Módulo. Os palestrantes Alexandre Stanzioni, técnico de vôlei masculino do Corinthians Paulista e o Sidão, jogador de vôlei do Corinthians e Seleção Brasileira, ministrarão a palestra sobre Prática Desportiva, Importância e Benefícios.

O encerramento será no dia 21 (sábado), com o 1º Fórum de Segurança Alimentar de Caraguatatuba - “Políticas Públicas, como ferramenta para o desenvolvimento municipal”. O evento será às 8h, no auditório da Fundacc.

As atividades também acontecem nos CRAS e por toda a cidade, com palestras, oficinas, danças e diversas ações voltadas ao fomento de uma rotina saudável.
Inscrições limitadas no site da Prefeitura para os dias 19 e 21. Mais informações no telefone 3887-3551.


Confira a programação completa:

Dia 19 – Quinta-Feira

18h30 – Auditório do Centro Universitário Módulo: Palestra com Alexandre Stanzioni (Técnico do Vôlei Masculino do Sport Club Corinthians Paulista) e Sidão (Jogador de Vôlei, Corinthians e Seleção) - “Pratica Desportiva, Importância e Benefícios”.

Dia 20 – Sexta-Feira

19h às 20h30 - Praça Tom Ferreira (Praça do Skate): Aula de Dança e alongamento (parceria com Secretaria de Esporte e Academias)

Dia 21 – Sábado

8h – Auditório da FUNDACC - 1º Fórum de Segurança Alimentar de Caraguatatuba - “Políticas Públicas, como ferramenta para o desenvolvimento municipal”

8h - Credenciamento e Café

9h - Mesa de Abertura

9h30 – Histórico, Objetivo do Fórum e Apresentação do Banco de Alimentos e CRESANS.

10h: Palestra 1: Políticas Públicas, onde e como funciona?

10h50: Palestra 2: Aleitamento Materno -  Educação Alimentar e Nutricional
Palestrantes: Casa da Criança de Taubaté - Nutricionista: Marcos Moreira e Psicóloga: Silsa Gomes

12h – 13h30: Brunch

13h30: Recredenciamento

14h – Palestra 3: Alimentação, do Campo a Mesa. Palestrante: Agrônomo Dr. Marcos Roberto Furlan

15h: Momento expositivo – dialogando: O que constatamos?

15h30: Encerramento/Entrega de Certificados

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650

Nenhum comentário: