GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Caraguatatuba lança Boa Medida para combater obesidade infantil

Na próxima terça-feira (24), a Secretaria de Educação lança o projeto Boa Medida, às 8h, no Ciase Sumaré.

O programa desenvolvido pelo Setor de Projetos, em parceria com o Setor de Informática Educativa, fez uma pesquisa com 7.956 alunos, de seis a doze anos da rede municipal de ensino e diagnosticou que 20,6 % estão obesos e 17,8% com sobrepeso, representando um índice de 38,4%, ou seja, 3.052 estudantes. Desse grupo identificado, 85% não pratica atividade física regularmente.

Estes alunos serão encaminhados para os Núcleos de Atividade Esportiva e de Práticas Corporais, onde integrarão um programa de atividades esportivas três vezes por semana, com duração de 60 minutos cada aula, voltadas para a promoção da saúde e redução de peso com profissionais das Secretarias de Educação e Saúde.


O projeto prevê ainda a instalação do Centro de Medidas Corporais e de Avaliação Física – Cemcaf, o primeiro do Litoral Norte. O local será equipado para oferecer aos alunos com sobrepeso e obesidade, um programa de avaliação específica da composição corporal, bem como orientações e acompanhamento psicológico, nutricional e de atividades corporais de promoção da saúde.

Regularmente os participantes juntamente com os pais, passarão pelo Cemcaf para acompanhamento de suas avaliações e orientações com nutricionista e psicólogo.

O Projeto Boa Medida disponibiliza um site exclusivo para os gestores e professores de educação física da rede municipal, uma ferramenta inédita e eficaz na transmissão de dados on-line colhidos na avaliação de cada aluno e por escola, que poderá ser acessado por médicos, psicólogos e nutricionistas credenciados no projeto, ampliando a rede de proteção para as nossas crianças e adolescentes no combate ao sedentarismo e a obesidade no município.

O Boa Medida tem como coordenador geral, Mário Luiz da Silva, coordenadora pedagógica, Sandra de Paula e coordenador técnico, Cícero Alberto dos Santos.

Após o lançamento oficial haverá caminhada com alunos, pais, professores e autoridades presentes com saída do Ciase Sumaré até o mirante da Praia da Freira e retorno ao Ciase.

Nenhum comentário: