A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba promoveu, nesta terça-feira (28/3) na Videoteca Lúcio Braun, a apresentação de trabalhos realizados pela Vigilância Sanitária (Visa) na autuação de imóveis factíveis de esgoto em parceria com a Concessionária Sabesp com foco no esgotamento sanitário.
A coordenadora da Visa da Secretaria de Saúde de Caraguatatuba, Margarete Soares de Oliveira, afirma que, de 2016 até fevereiro deste ano, 4487 imóveis foram vistoriados e, destes, 39% efetivaram a ligação de esgoto. No total, 1489 imóveis foram autuados por falta de conexão na rede coletora de esgoto.
O secretário de Saúde, Amauri Toledo, relata que Caraguatatuba tem mais de 80% da rede de esgoto instalada. “Nós, que pensamos Saúde há décadas, sabemos que, quando a Saúde Básica está bem atendida, reduzimos custos com a alta e média complexidade. Neste Governo, queremos chegar à população de imediato para resolver pequenos problemas para evitarmos os maiores”, destacou.
Vigilância Sanitária – Pela Lei n. 8080/90, a Vigilância Sanitária é definida como um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à Saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e de prestação de serviços de interesse da Saúde, abrangendo o controle de bens de consumo que direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde.
No âmbito da Saúde Ambiental, saneamento é um conjunto de medidas, visando preservar ou modificar as condições do ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. O saneamento básico restringe-se ao abastecimento de água, disposição de esgotos e destino adequado do lixo.
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Talita Fernanda (tali.fernandasl2@gmail.com)
Jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário