GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer

GACC - Grupo de Assistência à Criança com Câncer
Desde o início de suas atividades, em 1996, o GACC - então Grupo de Apoio à Criança com Câncer - existe para aumentar a expectativa de vida e garantir a oferta e a qualidade global do tratamento oferecido integral e indistintamente a crianças e jovens com câncer, diagnosticados com idades entre 0 e 19 anos incompletos, independente de sexo, cor, religião ou posição socioeconômica.

quarta-feira, 29 de março de 2017

ACONTECEU - Prefeitura promove Semana de Conscientização do Autismo

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), realiza a partir do dia 1 até o dia 4 de abril, a Semana de Conscientização do Autismo.

No dia 1º, sábado, a partir das 8h30, no auditório, Maristela de Oliveira, na Fundacc, acontece o workshop "Nossa Inclusão: Saber e Compreender", voltado para gestores da Educação do município e profissionais de órgãos afins. A palestra abordará o tratamento multidisciplinar, avaliação precoce e o direito das Pessoas com Deficiência (PcD), além do debate sobre o tema.

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, domingo (2), será promovida a “Sessão de Cinema Adaptada”, com o filme de animação “O Poderoso Chefinho”, no Serramar Shopping, às 10h. A sessão terá o ambiente e som adaptados e contará com a participação de alunos da rede de ensino municipal cadastrados na Sepedi, Acalento e APAE.

Crianças, adolescentes e adultos com autismo e seus acompanhantes podem participar. Os ingressos são gratuitos e limitados e dão direito a pipoca e refrigerante, e devem ser retirados na sede da Sepedi, localizada na Avenida Jorge Burihan, 10, Jardim Jaqueira, mediante cadastro da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

Para encerrar a semana, na segunda (4) será promovida a Sessão Azul, na Câmara Municipal de Caraguatatuba, às 19h, como forma de conscientização e importância do tema.

A cor azul foi escolhida pela instituição Autism Speaks, nos EUA, que propôs o Dia Mundial do Autismo à ONU, em 2008, por ser a cor tradicionalmente dos meninos, pois a incidência do autismo em meninos é quatro vezes maior do que em meninas. Neste dia, todos usam azul em alusão a data.

TEA – É um transtorno do neurodesenvolvimento infantil caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, podendo apresentar também sensibilidades sensoriais.

Recebe o nome de espectro porque envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leve a mais grave.

As pessoas com TEA têm dificuldade em estabelecer e manter relacionamentos, de entender algumas formas de comportamentos não-verbais como expressões faciais, gestos físicos e contato visual.

O Transtorno do Espectro Autista é assunto sério e quanto mais cedo a criança for diagnosticada, melhor é a forma de intervir para que os tratamentos tenham resultados eficientes.

Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
Claudia Moyses (claudiagrega@gmail.com)
Jornalista

Nenhum comentário: